sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Porque as verdades são para serem ditas!

Sou um fã do Manuel Madeira. Gosto da forma como escreve, embora ache que muitas das vezes peca pela emoção e deixa-se ir pelas palavras... Esse "pecado", demonstra uma coisa que admiro, nos meus amigos, genuinidade. Obviamente que este tipo de pessoas podem ser sempre alvo de outras com menos escrúpulos, ora usando-as, ora cilindrando-as. Normalmente vêm-se no mundo a lutar sozinhas contra tudo e contra todos, ou então, unem-se a outras que partilhem de grande parte das suas posturas e opiniões.

Raramente conseguem mais amigos, pois o ciclismo não é alheio, ao mal que impera na sociedade, desde tempos imemoriais, que é o cinismo e o maior mal dos tempos actuais que é pactuar através da omissão!

As posturas costumam denunciar o carácter das pessoas, e raramente mudam. As sua opiniões, essas, são e podem ser influenciadas, modeladas, e até iluminadas quando reflectidas e ponderadas, por isso mudadas, esclarecidas, desde que se vejam e analisem as situações sob vários pontos de vista. Não posso condenar alguém pelas suas opiniões, mas devo fazê-lo pelas suas posturas. Contudo, temos o contrário, as pessoas são condenadas pelas suas opiniões...

Como sabemos, o inferno, diz-se por ai, que está cheio de boas intenções. Por isso convido-vos a lerem na integra sobre o artigo que o Paulão da 2W colocou no seu blog.

http://2w-paulao.blogspot.com/2009/10/jogo-limpo-pela-etica-desportiva.html

Concorde ou não, acho que algumas "sugestões" desse manifesto já deviam estar em pratica e são redundâncias, evidenciando que existe uma clara incompetência e incumprimento dos desígnios e das missões a que os organismos desportivos estão sujeitos.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Volta de Domingo

Local de concentração - No café do Gradil, junto à Igreija

Hora - 08h30

Especial participação do duo feminino Tatiana e Verdasqueira que no final vão fazer um show lésbico

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ciclismo Noctívago

Para não sobrecarregar o Voltas ao Oeste com conteúdos que diferem da filosofia que o Vasa imprimiu a este blog resolvi criar um outro que pode ser visto como um complemento deste.

Chama-se Ciclismo Noctívago e a ligação é:

http://ciclismonoctivago.blogspot.com/

Tudo aquilo que diz respeito às saídas do grupo, quando comentado por mim, será publicado no "Voltas"

domingo, 25 de outubro de 2009

Libertem o ciclismo


O descanso dos guerreiros

Crónica de 25/10/2009

Terminou a época! Estas eram as palavras que mais se faziam ouvir durante o inicio da volta.

O Chico pára as 2 proximas semanas por compromiso com as Renault 4L e respectiva organização de "passeio clássico" e diz que nos próximos tempos vai sair muito pouco e menos ainda se chover.

O Rocha admite andar, (assim é que é!) desde que o tempo ajude...

O Vasa, entregue à gripalhada, deve ter sido internado à força, visto que nem às mensagens responde. Faltou à chamada e não sei qual vai ser o seu procedimento de fim-de-época.

Eu, continuo sempre a andar, como habitualmente ao domingo, quer chova ou faça sol!

Quem compareceu, ainda, à saída foram o Pedro (mais conhecido por Pedrix de Mafra) e o Rui, que em tempos vi numa maratona de btt do Sobreiro Curvo, vindo de Catefica?
Reúnidas as tropas, a toada era calma e exceptuando os topos onde foi havendo sempre pequenas acelerações, houve espaço para conversas e para ir relaxando.
O percurso, bastante acessível, compreendeu passagem pela praia da Santa Cruz em direcção ao Vimeiro, por caminhos que nunca tinha percorrido, com cenários agradáveis.
Numa determinada zona encontramos duas senhoras a andar a cavalo. Quando me preparava para informar uma delas de que o cavalo estava a espumar da boca, ao que ela certamente responderia:


- "Também você espumava se passasse 4 horas no meio das minhas pernas!"


Eis que alguém me estraga a deixa quando diz "olha aí para a direita!"... Afinal era mesmo para virar para a direita!


Entretanto o Chico teve oportunidade de ir cumprimentando metade das pessoas que se cruzavam connosco, (este gajo é mais conhecido que o presidente da Câmara) e chegámos inclusivé a parar à espera do artista.


Depois desta paragem a toada mudou radicalmente. O Rocha cheio de vontade de mostrar serviço, deu o sinal mais e acelerou o passo. Rendi-o e acelerei ainda mais um pouco. O Pedrix deu uma ajuda e depois de algum tempo até o Chico se chegou à frente para não passar por mandrião.


Intersectada a estrada da Lourinhã-Torres, couberam-me as despesas da súbida. Meti passo e fomos andando. O Rui em dificuldades, por afastamento das lides velocipédicas, obrigou a uma desaceleração. Nisto o Rocha e o Pedro destacam-se para disputar a chegada. Enquanto eu continuava sempre na mesma cadência passa o Chico à TGV para ir "roubar o ouro ao bandido" ao Rocha.


Na descida para Torres imprimo nova aceleração. A velocidades entre 50 e 60 Km/h sou rendido pelo Rui e na parte final sai o Chico em fuga, comigo a cerrar os dentes para ir na roda. O "sprint" que não chegou a haver foi do rapaz do Carvalhal enquanto os outros perdiam o comboio.


Passagem por Torres, em ritmo de recuperação. Na saída passo novamente para a liderança e na súbida de Catefica ponho andamento. Na minha roda vieram o Rocha e o Pedro, com o Chico a oferecer a dele ao Rui. Na parte final da súbida ouço as respirações dos que me acompanhavam a aumentarem de ritmo e acelero ainda mais. Para os "castigar" ponho mais 2 mudanças de carga e o malandro do Rocha apercebe-se e aproveita para sprintar e limpar nas minhas barbas um topo que deveria ter sido meu... (LOL)


O Rui fica em Catefica, o Chico do Carvalhal foi até ao Turcifal e deu meia volta, enquanto que o Rocha seguiu para a Malveira quando eu e o Pedro virámos no Gradil em direcção a Mafra.


Supostamente era para subirmos nas calmas, visto que o Pedro me informa que já tinha ultrapassado 2 vezes o seu limite teórico de pulsações... Deixo-o impor ritmo e como este puxa a velocidade para os 20 km/h decido-me a dar-lhe uma ajuda para ultrapassar mais 2 vezes o tal limite. Salienta-se a excelente cooperação visto que tratámos de manter sempre o ritmo elevado revezando a liderança sem procurar descarregar o outro. Na chegada à Murgeira lanço-lhe o desafio de continuarmos até à Paz e na roda maior, "prego na chapa" até à bem-vinda rotunda que culminou uma parte final de muito bom nível.


A continuarmos assim vamos ter de subir separados caso contrário estragamos a preparação de inverno...



sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Os domingos vão mudar!



Com alguns pequenos "upgrades" dá para levar as meninas durante as voltas...

Já as estou a ouvir a desculpar as nossas performances

"O meu marido ontem portou-se bem... 2 vezes! - Hoje está fraquito..."

"O bébé não o deixou dormir"

"O gato anda com o cio e dá-lhe cabo dos nervos"

"Anda a tomar uns supositórios que o deixam muito em baixo"

Ou seja acabou-se a paz!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Estou com a gripe p(Á)





Telefonema para o Vasa:

- Então jovem Vasa, como andas?

- Estou com a gripe p(Á)!

- Estás com a gripe A?!?! E no domingo podes andar?

- Ainda não sei... mas acho que não é gripe A.

- Humm pelo sim pelo não o melhor é andares sempre a pelo menos 50 metros de mim.

- Não é para tanto!

- Dizes tu! Vais fazer perseguição ao pessoal! Se conseguires apanhar algum podes contaminá-lo... mas nós vamos em grupo, estilo contra-relógio, e tu anda como puderes, mas sempre afastado!

- Olha que isto está mau

- Claro que sim! E hoje já fizeste rolos?

- Não, ainda não lhe toquei desde domingo...

- Eh lá! Vê lá o que andas a fazer que isso pode dar-te cabo da forma física

- Pois mas o que é que tu queres as dores de cabeça dão cabo de mim...

- Se calhar só fazemos ai uns 100 km...

- Pois se for o melhor é ficarmos por uma volta curtinha!

- Ok Vasa as melhoras!

domingo, 18 de outubro de 2009

O TGV do Oeste

Eram cerca das 9:30 quando soou o apito na estação do Livramento. A carruagem estava a postos, as locomotivas encarrilavam nos carris. Paulo Pais, o organizador, qual chefe de estação, soava o aviso. Contagem decrescente para o "contra-relógio" por equipas, em ambiente de risada e boa disposição.

Nós vamos atrás avisavam os Pinas!

5,...4,...3,...2,...1..., vão!, para João, Rocha, Manso, Francisco, Marco, Duarte, Feliciano, Mário e João da Murgeira.

Após 5 kms a média era de 42 Kms/h. Um bom pronúncio do que estava para vir. Calma, era a palavra que se ouvia mais.

Juntaram-se corredores e ex-corredores que de um modo geral souberam defender o espírito de grupo, ora alertando ora refreando a adrenalina que existe nestes contextos. Muito bem.

Até Torres Vedras o ritmo previa uma boa tirada, com a rendição a efectuar-se de igual modo. Cedo se percebeu que as viragens nas rotundas "esticavam" o grupo que motivava algum refreamento de quem puxava. De um modo geral a comunicação foi assertiva. O encorajamento foi também uma constante, facto que devo realçar.
- Vasa, olha os andamentos pesados, disse o Marco, que foi uma surpresa. De facto estava a exagerar. Foi oportuno, deu um jeitão, pois ia mesmo distraído e faltava muito para chegar ao destino. Acatei.

O João tentava coordenar o pessoal, assim como o Duarte, tentando manter o ritmo constante nas subidas onde havia diferenças de andamento e acelerações bruscas que iam causando mossa. As descidas eram feitas a top.

Eu lá ia avisando para irem comendo, pois o pessoal entusiasma-se e as reservas não duram para sempre.

Estava ainda frio, a disposição não era a melhor, como vai sendo costume de inicio. Pensei:
-É normal, já melhora, pensei para mim. E melhorou durante o percurso. As sensações eram boas, embora as pernas, me dessem informação de que estavam ligeiramente "presas".

Á saída de Torres, via Bombarral, avistávamos o grupo que tinha partido à nossa frente, todos de Côr de Rosa.

Após Ameal, o Rocha avisava que iria largar. Preocupação no grupo, com o Mário a inteirar-se da situação:
-Foi furo?
-Não, ele vai largar, respondi.

Continuámos o ritmo imposto sem baixar demasiado. 40 de média até ao Outeiro. Nada mau!

Desde o Outeiro, lá comi meia barra. Estava perto a minha vez de render e era preciso aproveitar. Mãos na mariquice, (extensores) e toca de embalar a menina KTM progressivamente. Que gozo passar a alta velocidade pelos grupos. Velocidade que foi aumentando atingindo os 70 kms hora. iiiiIÀAÀÀÀ!

Em Bombarral abrando-se ligeiramente, por culpa de automóvel. A saída do Bombarral ficou por minha conta, mais uma vez progressivamente, com a rendição a fazer-me ouvir palavras de incentivo do João:
-Tás bem? Eu vou a 130...
-Tou, e pensei para os meus botões, bem mal, lembrando-me do que tinha dito o Mário no Outeiro, que deu origem a risota.

Mais uma vez as descidas eram feitas a top, com algum exagero do João, que motivou protestos consensuais. Mais uns goles de agua, e outra vez a puxar.

- Olhei antes disso para o mostrador da velocidade, para inteirar-me do que trazíamos e sem darem conta acelerei mais um pouco, para mais à frente abrir. O Xico empenhava-se em manter o passo. Estava-mos perto da do cruzamento da passagem de nível, com o Manso a assumir as despesas,passando pela frente. Boa atitude. Eu, olhava para o apeadeiro e certificava-me que ninguém estava presente para apanhar o comboio,...desculpem TGV.

Óbidos, aproximava-se e era onde iríamos voltar para trás. Daria para verificar o avanço que trazíamos, face às equipas que partiam atrás de nós. Isso deu-se perto do túnel. Avanço mais do que suficiente.

Se eu em tempos tive muitos traumas nas subidas, agora era a vez das descidas. Foi lá que sofri mais durante este percurso. A aproximação ao Bombarral faz-se com um "falso" plano que causava a segunda baixa. O Manso abdicava. Sem saber o meu destino estava ali bem perto. Debaixo do aqueduto, uma bicada na parte anterior da perna esquerda, dava sinais que devia deixar de enrolar...mais à frente outra, e outra e pumba, "f*%&-s€, pensei...
-Pessoal, vou sair, dei o estouro, avisei
-Epá vai na roda, não puxes, gritava o Xico, pois se conseguisse a perna estava mesmo "furada"...

-Eles continuavam, enquanto olhei para trás, esperando pelo Manso, e aliviando a pressão na perna esquerda.

Quando colou, coloquei as mãos nos extensores e voltei a enrolar. Revezando-nos, fomos a bom ritmo, nunca baixando dos 37 em plano, atingindo mesmo 45 em alguns pontos, baixando para o mínimo de 32 e 27 em alguns locais até Torres.

Em Torres esperava-nos o Rocha. O apoio moral foi uma constante. Avisava-o para não se meter com o carro à nossa frente. Determinei que iria chegar ao Livramento sem ser apanhado pelos Pinas. Era o meu novo objectivo. Os topos que existem antes do Livramento foram feitos com juízo, para não massacrar as pernas. No entanto onde menos esperava, no cruzamento sul do Turcifal, fui traído. Mais uma vez a perna esquerda dizia que não queria mais colaborar e desta gritou bem alto. Aliás gritei bem alto. A dor era de tal modo intensa que não dava mesmo para recuperar, nem tão pouco aliviar. Completamente "presa". Só me apetecia era...bem já passou. Tive mesmo de parar. Era ultrapassado pelos Pinas, mesmo antes de ter incentivado o Manso a continuar, que teimava em não me abandonar.

Bastaram alguns minutos, eternos, para a contracção muscular aliviar e poder montar novamente no "Bolide"...que seria agora um "vaporzinho" a pilhas....lol. A subida em Livramento foi feita com companhia de alguns Pinas que se encontravam na mesma situação.

Chegado à meta, lá estavam os meus amigos. A preocupação foi para o Manso:
-Foste alcançado...ele percebeu e disse não! tentei desmontar e mais uma vez as cãimbras a prejudicarem-me. Que situação embaraçosa. Há anos que não sabia o que eram caimbras. Que chatice, estava a sentir-me tão bem antes do Bombarral, e durante o tempo que vim com o Manso!
Paciência, parece que o TGV chegou a horas perdendo algumas carruagens, devido à velocidade dos maquinistas! Média 39,9 Kms/h para 105 Kms

Ps.: TGV - Todos gostam de velocidade!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Gato Fedorento - Protagonismo para os Ciclistas

Os gato no seu melhor, vejam e ouçam quando entra o autarca ex inspector da PJ, Moita Flores (2ª parte, minuto 13:02):

-"Eu suspeito que o sr calcula...um autarca policia não é uma contradição...uma espécie de impossibilidade técnica, é como um...ciclista alérgico às drogas."





O que dizer humor...tudo é humor! Não deixa de ser interessante O paralelismo PJ/Ciclistas...para meditar.
Um dia destes alguns deles, ao sair de casa, ainda vão ter uns visitantes...novos!!!

domingo, 11 de outubro de 2009

Rescaldo dia 11Out09 -Prego a meio fundo-

Desconheço se alguém apareceu em frente da Igreja do Livramento. Calculei mal o tempo que demoro a chegar ao Carvalhal para apanhar o Xico. Sem vivalma, continuei em direcção ao Livramento. No Turcifal cruzei-me com o Rocha e Manso. Só depois de irmos buscar o Xico à sua cama, depois de colocar a vizinhança em alvoroço...é que fui informado que talvez estivesse alguém no Livramento à seca. Paciência, estivessem a horas decentes, porque para nós horas decentes é chegar atrasados!!!

Hoje foi um dia que deu muito gozo. Aprendemos todos. Gozámos todos (não se metam com ideias seus rebarbados). Nas palavras do Xico:
-Bué da fixe, Vasa-

Eu não disse que temos um belo grupo! Um verdadeiro esprit de corps, que segundo as palavras do Rocha, existe um bom ambiente. Impera o respeito mutuo, a sinceridade, a franqueza!

O que me dá orgulho de poder estar entre amantes da bicicleta e do ciclismo, onde tenho me sentido tão bem! Dá-me mais certeza de que estamos a construir algo para além do ciclismo (as nossas voltas e as causas provam-no), mesmo depois de o Xico nos informar de lhe terem mandado umas bocas. Segundo a sua fonte, alguém lhe deu um recado, que um grupo de pessoas de Torres Vedras, estão a preparar uma equipa para irmos apanhar bonés! Querem ver que é a nova equipa...que anda a ser construída por ai?

Vivas, ainda bem,...puxa somos importantes pessoal! Já organizam grupos por causa de nós. Isto é que é amor ao ciclismo. Vão com um sem pastilhas? Enfim, só tenho mesmo uma palavra, "pequenos fustrados"!

Nós andamos pelo gozo, pelas "bocas" que mandamos uns aos outros, pelo divertimento. Hoje cheguei a casa com a barriga cheia de ciclismo, após em conjunto reflectirmos e colocarmos em pratica aquilo que cada um achava. Isto é o que eu gosto! Confraternizar, discutir assuntos e ideias, sabendo-se que criticam-se as ideias, as atitudes, não as pessoas. Porque delas, nós gostamos!

O passo foi deveras intenso para a ida. Encontrámos outros amantes do pedal que se fizeram ouvir. Apanharam boleia e achei piada a alguns comentários:
-Eles hoje vão mais devagar que da ultima vez-....claro, hoje vamos fazer duas mangas (não são de camisas, seus tarados alfaiateiros). Começamos a ser conhecidos, acho que os planos que temos devem ser seriamente pensados, amigos!

A chegada a Óbidos foi relaxante com dois companheiros de estrada a fazerem-nos companhia. De volta houve oportunidade para colaborarem e mostrarem os seus dotes que impressionaram. Sim sr, ambos a colocarem passos excelentes nos seus territórios que abonaram! Penso que a nossa atitude também foi de louvar. Obrigado pessoal!

Já vimos que a gestão de forças desempenha um papel crucial! A aproximação a Torres Vedras, assim como após a cidade são locais em que a "cabecinha" desempenha um papel preponderante!

A render, gostei da evolução durante o treino! Adorei! Não me alongo mais para dar oportunidade a que outros realcem outros aspectos.

ps.: Podíamos era ter convidado a mocinha da lambreta para nos dar apoio...durante o resto do treino!!!


sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Talvez me dedique ao futebol...

Não é que goste, (também não sou grande ponta de lança) mas o futebol pode ser uma óptima via para treinar a usar a bomba de ar. Afinal estamos todos sujeitos a que um dia furemos...um pneu da bicicleta. Por isso convém treinar!

Ora vejam:




Digam lá que assim com o futebol não nos tornamos peritos a encher?


Noticias que preferia nem saber

Todos sabemos como é o bicho homem.
Uns mais verticais, outros menos. Uns mais solícitos, outros menos. Uns mais altivos outros menos. Uns mais gratos outros menos.

Permitam-me este desabafo que tenho aguentado...

De facto o que mais me custa é a ingratidão e senti-la na pele, literalmente. Nunca espero nem quero vassalagem após ajudar, mas sinto-me também muito triste com a falta de visão, isto é, a inteligência de muita gente (xico esperteza), a sua visão estratégica (ou melhor a falta dela) e a ingratidão!

Hoje soube, por ironia do destino, em conversa com um contacto de patrocínio, que mantive em tempos, que vários ciclistas que ajudei, andam agora a contactar patrocinadores para fazerem uma equipa...com alguma gravidade à mistura (pela postura) segundo me apercebi e me foi comunicado.

Durante o processo OesteProCycling, nome que foi sugerido pela equipa de trabalho, houve um entusiasmo contagiante, pese embora, a minha opinião relativamente ao timing.

Os ciclistas vieram recomendados, contactaram-me, no sentido de os ajudar. Mostrei o que tinha, alguns contactos já desenvolvidos inclusive, que estavam programados para prosseguir em 2010.

O que eles tinham...estavam no desemprego, tinham currículo como atletas e a vontade de criarem uma equipa, nada mais!

A surpresa foi a necessidade de acompanhamento e escassez de ideias! Pior, nem dados souberam fornecer relativamente ao staff técnico, quando solicitados, como se esperaria de uma equipa de trabalho, mostrando-se sempre "desconfiados". Nem na elaboração da proposta ou ideias inovadoras souberam contribuir. Tudo muito estranho, pese embora o esforço em conseguir avançar, o entusiasmo mais de uns do que outros, (normal nestas coisas) que saliento.

Um deles, deu uma machada como ninguém, colocando em risco todos os outros e obviamente o projecto. Nem estimativas de retorno, plano de marketing, plano de comunicação, plano financeiro, (sabem lá o que isso é), processo de candidatura da FPC, seguiram e muito menos contribuíram. Sou agora informado de que querem fazer uma equipa novamente...com o quê, qual proposta...obra registada e bem registada...bem abrangente...(atenção ao plágio). Ah ,com novas pessoas, cuidado...

A certa altura apareceu uma suposta figura influente no universo politico que apenas nos colocou a falar com assessores (um apenas). De pouco ou nada serviu...acho até que atrapalhou, exibindo sempre a a sua pose de entendido e bem falante!

Sabiam, caros leitores, e permitem-me este desabafo no meu/nosso espaço, que coloquei contactos da minha esfera pessoal ao barulho, desde políticos nacionais que ajudaram a desbloquear e fomentar reuniões, jornalistas e amigos, empresários, directores de marketing, em persistência contínua, gastando muitos euros ao telefone, deitando-me tarde para acabar o projecto para ter números reais a tempo, apresentações, colocando mesmo o meu posto de trabalho em risco, em prol da causa e do interesse deles, e no final, nem um obrigado tive?

Pois é, nem um obrigado. Nem a demonstração disso sequer!

Pior, ouvir da arrogância e pequenez que algumas portas se "abriram" pelo "santo" nome dos ciclistas envolvidos, é no mínimo desprezar o trabalho de todos aqueles que se solidarizaram de modo voluntário com o projecto, cedendo o seu tempo, trabalho, dedicação e motivação.

Enfim, ainda o processo não se tinha desenrolado em termos de media e já havia contactos...embora adiados para 2010 como estava destinado, inicialmente! A iniciativa veio apenas antecipar o processo Oeste Pro Cycling. Que fique claro!

Quando verifiquei que o abandono de um dos atletas foi comunicado por este, em cima do acontecimento (que sabia de antemão à vários dias) sem nos dar oportunidade prévia para fazer um comunicado, tudo ficou claro...das intenções, que se compreendem, (cada um tem de tratar da sua vida, garantir a sua subsistência), mas também precisa de pensar nos outros!

Mas este é o tipo de gente que quer obter a confiança de um patrocínio, do dinheiro dos outros, para o fazer render?

Quem é que no seu perfeito juízo aposta em ex-ciclistas que andavam no mesmo circuito que deu origem a vários casos, como temos vindo a constatar ultimamente (e outras coisas mais que...)?

Quem é que no seu perfeito juízo aposta em grupos de pessoas que sonhavam (ou fizeram mais do que isso?) tão alto que mais uma vez gorou-se um projecto em marcha que seria de continuidade para cinco anos tendo apenas durado dois...sabem ao que me refiro, não sabem?

Costumo dizer, que se tivesse aquele montante e condições, muita coisa seria implementada com maiores retornos e dinamização e consequente continuidade...

Quem é que no seu perfeito juízo quer apostar num desporto que cada vez mais é de alto risco, por culpa dos seus envolvidos, com os actuais envolvidos...?

Estou errado?

Meus queridos ciclistas e ex-ciclistas profissionais, com iguais atitudes, deixem de brincar com as pessoas, aqui o PARVO, que foi na conversa e se preocupou com o vosso posto de trabalho fui eu! As outras pessoas estão atentas e têm ombridade!

Lembrem-se disso!

Agora compreendo porque no pelotão me foi comunicado que são conhecidos por Mafiosos.

Surpreendeu-me na altura os avisos, sobre possivelmente terem a sua situação garantida...sobre a alcunha de que eram conhecidos...mas agora conclui...Usaram-me.

Lancei o primeiro comunicado, lancei as duas pessoas, omitindo o meu nome, hoje estou arrependido! Confiei demais!

Quero salientar que no mundo dos negócios deve imperar a confiança! No ciclismo também devia ser assim.

Apenas pessoas de fora ou de dentro, que não estão "contaminadas" com as más praticas que existiram, podem ajudar a levantar a modalidade. Lembrem-se disso!

Lembrem-se também que gostava de ver mais equipas de ciclismo na estrada, com ideias inovadoras, contribuindo para o bom nome e projecção de Portugal, dando um enorme contributo positivo à modalidade, pelas sinergias que pretende colocar em acção!



VIVA O OESTE PRO CYCLING

Agradeço aqui a todos os que ainda acreditam no projecto e continuam a ajudar!
Agradeço aos que ainda aceitam reunir sobre ciclismo!

Estarei ao dispor para manter a mesma posição que defendi, junto de patrocinadores, fruto da minha frontalidade, agora não é a melhor altura para investir!

Muita coisa ainda está para vir a público!

Mantenho!

Estarei atento!

Atenção!

este é um artigo/opinião de ficção qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência

Escutas

Um reduntante plágio retirado do blogue o Xiclista...pronto confesso!

Afinal, existem escutas junto do Presidente da Républica!

Querem apostar uma canhota?

Eis a Prova!



Sempre ALERTA!

Ah não foi este SR Professor, que disse que cada um pedala com a sua bicicleta?

Quem é que o teria abordado e falado de ciclismo?...


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Treino TTT Team Time Trial Domingo 11 Outubro

Olá,

O pessoal que normalmente anda connosco está convidado a fazer parte de um treino de "equipa".

No ultimo Domingo deu para verificar que vale a pena "treinar" alguma técnica e noções de equipa para o evento que se aproxima.

Assim sugiro que nos encontremos em Livramento junto à Igreja às 8:30 da manhã. Dai vamos fazer o mesmo percurso do proximo evento do Paulo Pais (Livramento-Óbidos-Livramento), em passo moderado (numa escala até dez, muito difícil, apontava para seis) dividido em duas "series", com descanso óbvio em Óbidos.

Alguns pontos que gostava de ressalvar:

-Posição do vento

O vento é um factor critico no ciclismo de estrada. A protecção dos parceiros (membros da Equipa e não Euquipa), devem saber de antemão a posição dos membros e tentar sempre que "puxam" colocar-se de tal forma a proteger, isto é, oferecer a sua roda.

Ora se o vento sopra às 11 horas, considerando que as 12 horas é o sentido de deslocação do grupo, o membro que rende (que vai à frente) deve deslocar-se para a esquerda sempre que puxa e descair para o mesmo lado. O membro que rende deve entrar pela direita e assim sucessivamente. Quem descai deve ir sempre pelo lado que o vento sopra! Se eventualmente o vento soprar de frente (12 horas) deve o membro que descai fazê-lo pela direita, para evitar descair para o lado do transito. Atenção, quem puxa deve distanciar-se da berma o suficiente para haver sempre espaço de manobra até à berma (espaço para descair, imprevistos, etc.)

Evite-se "fechar" ou encostar à berma de imediato, truque usado para obrigar a puxar, ou em caso de sprint, oferecer o vento ao adversário. Lembrem-se não existem adversários neste caso!


-Ritmo

Outro caso crucial prende-se com o ritmo e estratégia. Já vi equipas medianas a fazerem grandes tempos, e outras muito boas e deitarem tudo por terra. É preciso moderação, controle emocional, comunicação e gestão de forças para manter um ritmo aceitável e transversal a todos. Sabemos de antemão que as diferentes características devem ser doseadas em conveniência do colectivo. Para tal o conhecimento das capacidades e limitações de cada um são fulcrais. Normalmente usa-se um truque que é manter o passo suave no principio, moderado durante, e forte no final. Evitar acelerações bruscas!!!

Ficam alguns videos para verem como fazem os pros!Inspirem-se

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Eventos

Enviem para a minha caixa de correio.

Eu publico aqui!

"Amigos BTTistas

No dia 1 de Novembro de 2009 a Secção de BTT do Quintajense FC organiza o "Passeio de BTT Festa de Todos os Santos", inserido nas Festas de Todos os Santos, de Quinta do Anjo.
Este Passeio passará por trilhos das Serras do Parque Natural da Arrábida, guiado nos 20 km iniciais e com andamento livre, nos últimos 20km, depois do abastecimento.
A Concentração/Partida será às 08h30 no Campo de Futebol do Quintajense FC.
Enviar Inscrições para: btt.quintajense@gmail.com com a indicação do nome, data de nascimento e nº de BI.
Inscrição validada após pagamento via transferência bancária, para o NIB 0045 5455 4004 9741 5745 5 (enviar comprovativo de pagamento)
Valor da Inscrição: 10 Pedais - Inclui: Abastecimentos, Seguros, Banhos, Lavagem de bicicletas e Almoço/churrasco. Depois do almoço serão Sorteados vários produtos, entre os participantes e acompanhantes, pelo nº da senha de almoço atribuída.

Os acompanhantes que queiram almoçar pagarão 7,5 pedais cada.
Contamos mais uma vez, com a V. presença!
+ info - 960072591 (Mário)

Percurso - 40km (últimos 20km com andamento livre)
Dificuldade Física Média Alta - 4/5
Dificuldade Técnica Média - 3/5
Track de GPS - Após validação da inscrição, mediante solicitação.
Saudações BTTistas"

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Armstrong Volta o Algarve

Após um interregno de alguns anos o Lance com a sua lusitana armada volta ao Algarve. Da ultima vez a noticia abaixo com o patrocinio do Millennium foi muito pouca explorada.

Esperamos que a presença no próximo ano seja melhor aproveitada.

~
A equipa do ciclista norte-americano está a ponderar integrar o pelotão da Volta ao Algarve. Já houve contactos, mas decisões só em Outubro. Contador também é hipótese.
armstrong.jpg
Ver Galeria

A RadioShack, a nova equipa de Lance Armstrong, deverá integrar o pelotão da Volta ao Algarve, avança a edição de 'A Bola' de hoje.

Contactado pelo Observatório do Algarve, Rogério Teixeira, presidente da Associação de Ciclismo do Algarve, confirmou a notícia: “Temos andado em contactos com os 'staff' das equipas e essa [RadioShack] respondeu positivamente”, diz, mas admite que apenas em finais de Outubro - altura em que são definidos os calendários das equipas - haverá uma confirmação oficial.

A confirmar a presença da formação norte-americana, há grandes possibilidades do sete vezes consecutivas vencedor da Volta a França Lance Armstrong vir a participar, tal como Sérgio Paulinho e Tiago Machado, que, juntamente com o director-desportivo José Azevedo, compõem o contingente português na RadioShack.

A prova pode ainda contar com Alberto Contador, já que, segundo o OdA apurou, o ciclista espanhol (actualmente na Astana) deverá integrar a equipa belga Quickstep, que é uma presença regular no Algarve.

A saída do espanhol da equipa cazaque deve-se à indefinição se terá ou não licença ProTour, que poderá não ser dada porque existem salários em atraso.

O vencedor da última edição Volta a França regressa assim para defender o título conquistado na 35ª Volta ao Algarve.

Esta edição disputa-se de 17 a 21 de Fevereiro e contará com cerca de 20 equipas; o pelotão nacional e algumas estrangeiras. in Observatorio do Algarve



Armstrong participa na 30ª volta ao algarve Millennium bcp


O consagrado ciclista Lance Armstrong é o cabeça de cartaz da "30ª Volta ao Algarve Millennium bcp" que hoje foi oficialmente apresentada.

2004/02/09

O consagrado ciclista Lance Armstrong é o cabeça de cartaz da "30ª Volta ao Algarve Millennium bcp" que hoje foi oficialmente apresentada. O norte-americano da equipa US Postal Service que se sagrou penta-campeão da Volta à França depois de ter superado um delicado problema de saúde, será certamente a figura mais mediática deste evento, que conta com o alto patrocínio do Millennium bcp, e que constitui a primeira etapa da ?corrida? de Armstrong ao feito internacional de se tornar o hexa-campeão da Volta à França em 2004.

A "30ª Volta ao Algarve Millennium bcp" irá decorrer entre os dias 18 e 22 de Fevereiro, e as 15 equipas participantes reúnem os melhores ciclistas nacionais, europeus e americanos, naquele que será sem dúvida o mais cotado pelotão que alguma vez rolou em estradas portuguesas. Para além do consagrado Lance Armstrong, merece igualmente destaque a participação da grande promessa do ciclismo nacional, José Azevedo que, integrando a equipa da US Postal com Armstrong, arranca na "30ª Volta ao Algarve Millennium bcp" para a pedalada definitiva na senda de uma carreira de primeiro nível no ciclismo internacional.

Outros nomes de vulto do ciclismo, como o português Vítor Gamito ou David Bernabéu (ambos da Milaneza MSS), David Plaza (Paredes Rota dos Móveis), Nélson Vitorino (Würth Bom Petisco de Tavira) ou Cândido Barbosa (LA Pecol), farão certamente da Volta ao Algarve Millennium bcp uma das mais emocionantes até hoje disputadas.

Com uma tradição construída em cima de 29 edições já disputadas, a Volta ao Algarve arrasta adeptos, entusiastas e curiosos dos 16 concelhos do Algarve, de Vila Real de Santo António a Aljezur. Com a força do cartel presente e o cuidado colocado na organização do evento, a 30ª Volta ao Algarve Millennium bcp será certamente um grande evento desportivo deste ano, uma das mais importantes antecâmaras do Euro 2004. Aliás, a prova arranca dia 18 do Estádio do Algarve, considerado um dos mais bonitos estádios do campeonato europeu de futebol.

in MilleniumBCP

sábado, 3 de outubro de 2009

Nota

Um dos comentários foi eliminado. Mal dizendo e deturpando, atitude que escondida no anonimato é reprovável. Teria obtido resposta se não tivesse em tom provocador e/ou escondida no anonimato com o propósito único de atingir e denegrir outras pessoas. É cobarde, e por isso não podemos dar protagonismo neste espaço, a pessoas que se escondem.
Entrou pela parte pessoal, pela ofensa. Teria tido resposta se houvesse elevação em mostrar-se. Assim foi eliminada a sua participação.

Os outros que queiram participar fiquem descansados. Vai haver doravante espaço para todos, desde que identificados. Impõe-se a necessária moderação antes publicação dos comentários.