quinta-feira, 27 de maio de 2010

Literatura

"Walther Moreira Santos – O ciclista — Editora: Autêntica Editora

Emocionante e surpreendente. Assim pode ser definido o livro O Ciclista, obra vencedora da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura. Segundo o autor, Walther Moreira dos Santos,já premiado e conhecido da crítica especializada, trata-se de um livro sobre a beleza do perdão, da esperança e da compaixão. Com uma narrativa atraente, O Ciclista tem ingredientes capazes de conquistar e envolver o leitor que aprecia uma história bem contada, com

asp, o ciclista, walther moreira santos

personagens interessantes que se relacionam de forma intrigante e curiosa.

Como dizem os jurados da comissão julgadora do concurso, Antônio Torres, Maria Esther Maciel e Maria Amélia Mello: “a obra premiada se destacou das demais por apresentar uma narrativa original, instigante e literariamente bem construída. De acordo com eles, o autor demonstra habilidade no manejo da linguagem, criando personagens intrigantes e uma atmosfera que alicia, a cada capitulo, o leitor. O livro é um exercício de destreza e imaginação” in peregrinacultural

Blog e forúns

Expliquem às pessoas as potencialidades de um forúm e dum Blog....lol

terça-feira, 25 de maio de 2010

Reparações, mecânica e amigos



Numa das reflexões que aqui apresentei falei de Fé. Comparei uma subida a uma montanha como algo corajoso, em que se parte para a aventura sem conhecimentos de mecânica.

-Cabos partidos: Se o teu cabo das mudanças se parte existem várias soluções. Rodar a porca de limite para o seu percurso máximo e afinar. Em vez do doze pode-se andar em carretos mais leves.
Incluir nas ferramentas que transportas dois cabos, um das mudanças e outro para os travões. O excesso de cabo enrola-se. Andar com uma fita zip também ajuda, permite fixar a mudança no carreto que quiseres.

Agora uma boca seguida de reflexão:
-Zangam-se as comadres e descobrem-se as verdades.

Se andas descalço, não semeies espinhos para os outros!

Ainda não se descobriram, mas se as queixinhas e falsos testemunhos persistirem, ai vão-se descobrir vão...vão...Deturpar as histórias, segundo a versão que melhor convém, já vi que existem especialistas!



O que fariam se alguém vos fizesse passar por urso? Se vos andasse a enrolar? E se vos desrespeitasse, embora em coisas simples, mas frequentes? E se pensasse que só a suas sugestões é que valem palavra esquecendo-se das sugestões e acordos das outras partes? E se tudo isto cheirasse a ingratidão com ameaças à mistura? E se tivessem em grande parte motivado o teu afastamento de amigos de longa data com provas mostradas? E se vos transmitisse que a amizade não é um casamento (casamento é um acordo no papel certo) a intenção da frase é que não é para sempre? E se vos desafiasse para algo menos... correcto? E se andassem com coisas pouco ortodoxas para um cidadão comum?

O que farias?

Achas que esses são teus amigos?

Denunciavas, certo?

Os amigos querem-se verdadeiros! Os amigos respeitam-nos! Os amigos não ameaçam-nos! Os amigos defendem-nos, não ficam neutros! Os amigos não mentem, enrolando os que os ajudam. Os amigos não abusam da nossa boa vontade! Os amigos não se usam! Os amigos não afastam outros, motivados pelo egoísmo e seu belo prazer! Os amigos evitam transportar más noticias! Os amigos desejam o melhor aos outros, não apenas por palavras mas por gestos! Os amigos não se afastam apenas porque ouvem falar mal de ti! Os amigos nutrem ingenuidade mútua e admiração entre ambos! Os amigos não te desafiam para o mal! Os amigos não te experimentam, são seguros de si!

Caracter chinês para amigo...verdadeiro


Obviamente que, quando existem falhas sucessivas, a malta, eu pelo menos, vou dando o beneficio da dúvida, acumulando, perdoando as "faltinhas" embora não esquecendo, pois sou humano e comento erros também, evitando reagir ou agir em conformidade. Contudo ao fim de muito tempo e pressão, o saco rebenta e a confiança em alguém começa a sofrer golpes irremediáveis.

Ainda por cima com pressões constantes, oriundas de fora, sob alguém facilmente influenciável, pertencendo ao grupo daquelas pessoas que existem no mundo com mentes fraquinhas, interesseiras, que verbalizam o quando fortes são...que é o falso amigo!

Normalmente este processo rebenta sob a forma de represálias, que da minha parte surte sem violência e sem ameaças! Tudo depende da dignidade (dos falsos) amigos! Claro que doí, claro que magoa. Mas existe por ai tanta gente infantil em corpo de homem, que nem sentem, nem se magoam! Preferem dizer:
-Que se lixe, ele que vá...(e a parte que não dizem) já tive o que pretendia, agora irei conseguir enrolar outros...

Mas o que que isto tem a ver com mecânica?

As acções do homens seguem padrões muito semelhantes aos processos mecânicos mais complexos e assim se conclui que:

Comportamento gera comportamento!

Com algo mais elaborado:

Acção e reacção são duas forças de intensidade e direcção iguais com sentidos opostos!

Dai que os comportamentos mecânicos e humanos se adivinhem. Por isso é fácil passar por profeta, ou fazer-se muito amigo de alguém avisando o outro que vai ser assim e assado. Os mecanismos sociais seguem padrões de fácil previsão. Vou deixar de ser ingénuo com aqueles que (tentam) ou dizem ser amigos. Sempre desconfiei do discurso do amigo...são os que mais facilmente te usam a seu belo prazer! Mas passam por bonzinhos aos olhos do mundo. Pena que não deixem os que os rodeiam, viver as suas vidas, aspirações e sonhos!!!

Acho que vou ter que começar a jogar por antecipação com estes "amigos"!



O mundo está podre
cheio de ladrões
Roubam-te a atenção
recriminam-te nas emoções
e tornam-te mais pobre

Sozinho melhor te concentras
no plano da natureza te alimentas
distracções são ilusões
com os falsos amigos "gozões"

Soubessem os homens beber
Soubessem os homens comer
Vissem eles a futilidade
e gritavam todos sem vaidade:


Verdadeiros amigos precisam-se!


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Pedalar contra a pobreza

"No âmbito do “Ano Europeu de Luta contra a Pobreza”, a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento associa-se à actividade “Pedalar contra a Pobreza e Exclusão Social”. Esta actividade decorre no dia 15 de Maio em Alcochete e é promovida pela Escola Secundária de Alcochete, com apoio e participação, entre outros, das Câmaras Municipais de Montijo e Alcochete.

O objectivo é sensibilizar e mobilizar as pessoas para este assunto, num ano de temas tão ricos como o “Combate à Pobreza e à Exclusão Social”, o “Ano Internacional da Biodiversidade”, o “Tratado de Lisboa” e as “Comemorações do 25º Aniversário de Adesão de Portugal à União Europeia”.

O valor da inscrição nesta corrida é de 5€ que reverte integralmente para a Oikos (o valor inclui seguro e t-shirt).

A partida e chegada serão no largo de S. João de Alcochete, às 10h00, e o percurso tem cerca de 16kms, maioritariamente planos, passando pelo Montijo. As inscrições podem ser feitas até dia 12 de Maio para o email pedalarcontraapobreza@gmail.com"



Penso que a pobreza no seu sentido amplo, começa pela escassez de boa educação e cultura. A falta ou a má gestão destes pressupostos influenciam o nível de sapiência e conhecimento. São esses factores que determinam se os povos ascendem na sua qualidade de vida ou se atrasam. Está visto que a falta de cultura e conhecimento, tem levado o mundo a más praticas, cujo resultado está à vista de todos. A origem da crise tem a sua génese na crise de valores e respeito pelos semelhantes!

terça-feira, 11 de maio de 2010

A Fé...ilusão ou realidade?




A Fé é algo que não se explica. Ouço dizer que muitos contam com a realidade, isto é, naquilo que os seus sentidos captam do mundo de fora.
Ora bem, os nossos sentidos, porventura captam todo o espectro solar? Porventura vemos a realidade consoante os nossos sentidos e o programa que metemos entre as orelhas? Ouvimos todos os sons da natureza?

Se olhares para um caminho de ferro ou para uma estrada, vês que os carris se unem lá no fundo. E chamas a isso realidade? Porventura, na perseguição da realidade, podes caminhar pelos carris e chegar ao local que assinalaste previamente em que os carris se uniam. Mas chegado lá, onde viste que se encontravam...unem-se mais à frente. No entanto, parece que nunca mais se vão encontrar, tão farto de caminhar, ficas. Mas estás na realidade, e convenceste-te no teu programa que chamas pensamento, que existe uma ilusão de óptica.

Não será a realidade uma ilusão, sabiamente usada por quem possui o conhecimento?

Chegamos portanto à noção de que a realidade é moldada pelo pensamento, convicções, e pelos sentidos, mais ou menos apurados (deturpados) ou escassos.



A Fé, é uma parte do programa e permite descortinar vários trilhos. Claro que o programa tem de ter poucos bugs. A fé é acreditar, com esperança. Assemelha-se a um desafio, como subir uma grande montanha, desconhecendo-se o caminho, contando apenas com as suas pernas e sua maquina, sentimento este, recheado de convicção:
-Vou ser capaz, vou conseguir! Conto comigo e com a maquina.
Neste exercício, quem monta a maquina parte para a aventura sem saber de mecânica, sujeito a furos, e "n" imprevisíveis. Mesmo assim acredita e prossegue. Está com Fé!

Se a Fé é depois usada pelos homens para atingir os fins de outros homens, isso é outra história. Homens que se acham melhores, visto que comparam o seu programa com o dos outros semelhantes e dizem:

-O meu é melhor!

A verdade é que somos todos feitos do mesmo material das estrelas, e de todos os mistérios ainda por descobrir, por compreender.

Alguém me disse que o ser humano possui no seu material genético, dois genes que determinam o factor Fé, (religioso e espiritual). Distingo este dois porque Religioso não pode ser confundido com Espiritual. Nem sempre o Religioso é espiritual, nem sempre o Espiritual é Religioso. É um facto que o ser humano está determinado a viver em grupo, tal como um rebanho. Isso está relacionado com o Religioso. O caminho espiritual passa também pela relação com o outro semelhante, e pode nem possuir religião. Não é um caminho isolado, pois quando se sobe a montanha, verificamos, que a inclinação da estrada, o vento, o calor determinam ou fustigam a nossa progressão. Não estamos sozinhos...Dependemos de muito factores, por isso estamos interligados. Relativamente aos genes, também possuímos partes que determinam a nossa respiração, cor dos olhos, etc...

A fé, ao contrario da Fé, é um conjunto de convicções pré-programadas no programa que temos entre os ouvidos. A Fé, existe tal como o vento, e é fruto da constatação de interligações existentes no Universo. Somos todos do mesmo, (pó das estrelas), a única diferença existe no programa que cada um aceita no meio dos seus ouvidos...fruto das suas experimentações do mundo que o rodeio condicionado pelos sentidos mais ou menos sensíveis...Atacar a Fé, é como atacar o vento...ele apenas sopra, é o Espírito que emana de todas as coisas!



A propósito:

Blowin' In The Wind
How many roads must a man walk down,
Before you call him a man?
How many seas must a white dove sail,
Before she sleeps in the sand?
Yes and how many times must cannonballs fly,
Before they're forever banned?
The answer, my friend, is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind

Yes and how many years can a mountain exist,
Before it's washed to the seas (sea)
Yes and how many years can some people exist,
Before they're allowed to be free?
Yes and how many times can a man turn his head,
Pretend that he just doesn't see?
The answer, my friend, is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind.

Yes and how many times must a man look up,
Before he can see the sky?
Yes and how many ears must one man have,
Before he can hear people cry?
Yes and how many deaths will it take till he knows
That too many people have died?
The answer, my friend, is blowin' in the wind
The answer is blowin' in the wind

Soprando No Vento
Quantas estradas precisará um homem andar
Antes que possam chamá-lo de um homem?
Quantos mares precisará uma pomba branca sobrevoar,
Antes que ela possa dormir na areia?
Sim e quantas vezes precisará balas de canhão voar,
Até serem para sempre abandonadas?
A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento

Sim e quantos anos pode existir uma montanha
Antes que ela seja lavada pelo mar?
Sim e quantos anos podem algumas pessoas existir,
Até que sejam permitidas a serem livres?
Sim e quantas vezes pode um homem virar sua cabeça,
E fingir que ele simplesmente não vê?
A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento

Sim e quantas vezes precisará um homem olhar para cima
Antes que ele possa ver o céu?
Sim e quantas orelhas precisará ter um homem,
Antes que ele possa ouvir as pessoas chorar?
Sim e quantas mortes ele causará até ele saber
Que muitas pessoas morreram?
A resposta, meu amigo, está soprando no vento
A resposta está soprando no vento

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Os CTT estão a ficar mais Ecológicos

Os CTT vão distribuir correio de Bicicleta...electrica:

"A estratégia da empresa foi detalhada pelo presidente do conselho de administração dos CTT, Mata da Costa.

Paralelamente, os CTT querem assumir uma posição mais ecológico e vão introduzir bicicletas eléctricas. "A utilização da bicicleta em substituição de um giro apeado permite o aumento da velocidade de entrega", sublinhou Mata da Costa." in CM



A propósito um vídeo:


Copenhagen - City of Cyclists from Copenhagenize on Vimeo.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Uma nova sociedade...

Reflexão do dia, após treino intenso...

“Alguns homens vêem as coisas como são e perguntam: “Porquê?” Eu sonho com as coisas que nunca existiram e pergunto: Porque não?” Jacque Fresco





Projecto Vénus

Coisa estranha, esta de propor um novo modelo de sociedade, baseado nos recursos. Estranho mais ainda as simbologia empregues...uma nova ordem?,...Ora vamos lá ver o contraditório.