Ver mapa maior
Quando ao telefone, o Xico sugeriu uma ida a Sintra, senti uma frieza no estômago.
Recordava-me da ultima vez que tinha lá ido, com bastantes furos abaixo do que era habitual.
Combinámos o encontro, embora nesse dia a vontade e disposição fosse quase...digamos nula! Venceu a palavra de honra, como é habitual. Curiosamente após termos cruzado com o Manso para seguirmos via Malveira, Igreja Nova, comentávamos a disposição que ambos partilhávamos. Quando assim é, a homogeneidade nivela os andamentos.
No percurso aconteceu o insólito que nem me atrevo a retratar, pois o Manso fez isso com muito mais humor:
"Com a surpresa da presença, na volta de hoje na subida de Vila Franca do Rosário, "do pequenao anão de tamanho médio, eufórico" e da respectiva patroa, capaz de fazer voltar as cabeças de 3 tristes ciclistas acabados de se reunirem, mulher esta que aparentemente fazia jus ao termo "Maria vai com os outros que ele deixa, não se importa e até apoia", retratos bem diferentes de um Portugal profundo e distante de todas as preocupações do poder central, a volta ficou marcada, definitivamente, por considerações que aligeiraram a seriedade do restante percurso e impediram-me de fazer a sugestão para a incursão serrana!
O fantástico é que de um encontro tão fugaz resulta conversa para tanto tempo... estamos todos a precisar de férias! "
O Manso que partilha da nossa motivação de conhecer novas estradas e descobrir novas dificuldades para superar, lembrou-se do Carvalhal de Mafra. Lá descemos com um piso totalmente renovado. Época de eleições e o Ministro dos Santos não brinca em serviço!
Almorquim era a subida que despertava curiosidade no amigo Manso. Também com novo pavimento, agora está mais fácil. Fez-me lembrar as vezes que eu e o Joaquim Gomes passámos por essa pendente, comigo a arreganhar os dentes. Por esse motivo, avisei toda a gente:
-Pessoal esta subida engana. Acataram a sugestão, tendo em consideração que surgia na nossa frente, após saída da localidade, uma rampa que mete medo. Pelo menos a quem, desalmadamente, arranque forte no inicio da subida.
Ultrapassada a pendente que suaviza no final, trocámos várias temas de conversa.
Não vou aqui revelar o conteúdo, mas os mexericos, a dor de cotovelo ainda impera em muitas mentes da nossa praça. Se querem saber a pastilha que tomamos é a Gorila! Qualquer dia, se esses mesmos que falam nas nossas costas aparecerem podem saborear também o sabor a: morango menta, etc.
A aproximação a Sintra foi, como não podia deixar de ser comandada pelo Manso a imprimir o habitual andamento digno de um rolador de excelência. Admiro o Manso por várias razões, mas no plano desportivo saliento a sua prontidão para colocar a peito ao vento. Se dizem que eu rolo bem o que dizer do Manso...Voa literalmente, é o Cancelara! Se houve poucas vezes que a rolar tive de cerrar os dentes, algumas foi com o Manso!
A subida de Sintra foi desta feita efectuada comigo no comando em direcção à rotunda da EN9, pela Estrada dos Meninos. A frescura das árvores convidou a ritmo digamos...acelerado. Tínhamos decidido que iríamos subir pela Lagoa até à Penhinha. Já não me recordava das duas rampas da subida da Lagoa, onde na primeira o Xico arrancou com grande determinação, e o Manso me largou na segunda, após "atacar" tentando uma aproximação ao Xico, esquecendo-se que a subida não acabava tão cedo. Resolveu esperar por mim e acompanhar-me até ao final. Próximo de um cruzamento, antes de Malveira da Serra, parámos e conferenciámos, algo que não daria para fazer em grupos grandes.
-Epá, onde irá isto dar...comentavam o Xico e o Manso.
-Lá acima não, respondi eu enquanto avistava os Capuchos, olhem vamos arriscar logo se vê. Concordaram e fomos presenteados com umas das subidas mais bonitas que já fiz. O Xico como de costume meteu o passo e resolvi não descolar. No final, ficou decidido por todos que iremos um destes dias fazer uma volta exclusivamente em Sintra, descobrindo subidas e descidas nesta serra.
Giro era as Marias irem connosco, passeavam-se em Sintra e ao almoço reuniam-se connosco para almoçar-mos todos. Fica a sugestão!
Oi camaradas. Tive pena que não tivessem alinhado connosco no passado domingo, a nossa volta também foi bastante interessante, principalmente pelo tamanho do pelotão e a vontade, quase unânime, que tudo corresse bem.
ResponderEliminarCaro Vasa, partilho da tua apreciação às qualidades desportivas (e humanas) do amigo Manso - que é Cancellara desde há muito tempo. Aliás, o seu cognome paga direitos de autor, ehe! Um abraço a ele - que tanta falta faz ao nosso grupo! A propósito, compreendo as razões do seu «afastamento», ora se percebo!, mas creio que ainda estamos a tempo de mudar as coisas... mesmo que demore tempo. Aliás, agora tenho a certeza de que a virtude está no meio (termo), mas que é muito mais conveniente conveniente estar mais um pouco mais para o «menos», que para o... «mais»!
Já agora, no próximo domingo também vamos subir o Carvalhal (vertente para a Igreja Nova). E como está o «programa» para a Serra?
Abraço
Ricardo Costa
O programa vai ser antecipado, para a segunda semana de Agosto. Estamos a apontar para o dia 23 fazermos a Super Classica da Serra da Estrela. Eu e o Manso faremos um estágio uma semana antes...eh, eh, eh. Na verdade vamos explorar as vertentes à volta da Serra e arredores da Guarda!
ResponderEliminarAbraços
Contem comigo. Já decidiram o percurso, a distância? Era conveniente anunciá-lo o quanto antes.
ResponderEliminarRicardo Costa
Abraço
Boas pessoal!
ResponderEliminarFinalmente, consegui concluir as tarefas que me fizeram adiar as férias durante uma semana! Já andava algo stressado com os prazos que tinha... e finalmente nestes derradeiros dias tudo saiu conforme planeado, desde que descontados os pequenos acertos de última hora...
Por este motivo ainda não tinha tido disponibilidade, principalmente mental, para me juntar à vossa lareira e mandar umas achas para a fogueira!
Em primeiro agradecer os vossos comentários e dizer-vos que prefiro um "low profile" que se identifica mais comigo...
Vasa e Chico,
Boa volta a de domingo!
Por diversos motivos. Desde a falta de vontade de sair de casa (neste caso dá imenso jeito ter um compromisso agendado...), passando pelos diversos momentos de boa disposição e pelo aspecto desportivo.
Curiosamente o ritmo da volta foi relativamente baixo, exceptuando as súbidas sempre feitas em bom andamento.
Vila Franca foi um bom aquecimento, a 2ª parte da súbida de Almorquim foi penosa para mim... Quando é preciso rotação ainda tenho muito que aprender!
A súbida de Lourel para Sintra, liderada por mim, penso que foi a bom ritmo e a saída de Sintra para Cascais, liderada pelo Vasa, foi sempre em crescendo de ritmo, sendo o final de muito bom nível (quase parecia um sprint em equipa com o pessoal todo junto).
Na súbida da Lagoa o Chico largou-nos, (Chico da próxima dá-nos uma ajuda de modo a seguirmos na tua roda pá!), e após a neutralização a 2ª fase da súbida foi muito difícil para mim. Não conseguia arranjar ritmo para vos acompanhar e ia desconfortável pelo que vos moderei a velocidade de súbida.
Passada Sintra fomos fazer uma súbida em Anços (rampa tipo Cheleiros!) comigo a entregar a alma ao criador, logo na 1ª centena de metros...
Curiosamente neste tipo de rampas o Vasa consegue uma rotação fabulosa e penso que foram os 2 até ao final.
Hora coca-cola no café da esquina e direcção estação de Mafra. Daqui até Alcainça em ritmo canhão. Apenas interrompido pelo telefonema que recebi, de resto comigo e com o Chico em pedaleira grande e o Vasa na sua rotação característica, sem ninguém descolar. A chegada a Alcainça foi... um alivio!
Contrariamente ao habitual, virei logo em direcção a Mafra, em vez de ir até ao Gradil.
Motivos - Algum cansaço e principalmente as virilhas em carne viva devido a uma erupção cutânea que ainda perdura e já me anda a preocupar! Já lá vão 3 semanas e vai continuar a contar...
Agora o próximo desafio - férias e Serra da Estrela!
Ricardo,
Penso que o Vasa deve estar a preparar alguma informação acerca deste assunto. Amanhã vamos dar uma volta juntos e devemos abordar o assunto...
Abraços e até um dia destes! mais gordinho e mais escurinho...
Chico, bom trabalho para amanhã e boa festarola no domingo... vai com calma que assim ficas mais "mansinho" e a malta agradece - eh eh eh
PS - Já lá vão 18 dias sem fumo!!!!
J. Manso
Boas pessoal!
ResponderEliminarEsta semana tem sido 5*****,piscina,praia,grelhados e alguma lavagem de olhos pelos bares á noite,sim que um gajo é casado mas não tá morto é claro!
Em relação ao VICIO é uma semaninha de total descanso,se calhar vem na melhor altura porque a forma essa não sei onde ela anda há já algumas semanas e pela agressividade da volta de domingo(PINABIKE)o melhor é tar dentro de água!!!
Já sei da vossa aventura(xico,vasa,manso),com o anão é só rir...
depois amargaram o riso com o que subiram deve ter doído um bocadinho.
Sobre a volta da SERRA,o mais certo é não poder ir, visto já ter terminado as férias nessa altura.
Manso,domingo pode ser que nos cruzemos no auto-estrada eheheh.
Boa semana cá em baixo que o tempo tá a loucura.
Abraço e boas pedaladas para quem poder.
ROCHA
Um abraço companheiros.
ResponderEliminartanbem eu gostaria de ir até á serra,mas felismente estou de férias na costa vicentina(porto covo).
Só nos voltaremos a encontrar em setembro.
grande abraço
Carlos Gomes