Olá,
O pessoal que normalmente anda connosco está convidado a fazer parte de um treino de "equipa".
No ultimo Domingo deu para verificar que vale a pena "treinar" alguma técnica e noções de equipa para o evento que se aproxima.
Assim sugiro que nos encontremos em Livramento junto à Igreja às 8:30 da manhã. Dai vamos fazer o mesmo percurso do proximo evento do Paulo Pais (Livramento-Óbidos-Livramento), em passo moderado (numa escala até dez, muito difícil, apontava para seis) dividido em duas "series", com descanso óbvio em Óbidos.
Alguns pontos que gostava de ressalvar:
-Posição do vento
O vento é um factor critico no ciclismo de estrada. A protecção dos parceiros (membros da Equipa e não Euquipa), devem saber de antemão a posição dos membros e tentar sempre que "puxam" colocar-se de tal forma a proteger, isto é, oferecer a sua roda.
Ora se o vento sopra às 11 horas, considerando que as 12 horas é o sentido de deslocação do grupo, o membro que rende (que vai à frente) deve deslocar-se para a esquerda sempre que puxa e descair para o mesmo lado. O membro que rende deve entrar pela direita e assim sucessivamente. Quem descai deve ir sempre pelo lado que o vento sopra! Se eventualmente o vento soprar de frente (12 horas) deve o membro que descai fazê-lo pela direita, para evitar descair para o lado do transito. Atenção, quem puxa deve distanciar-se da berma o suficiente para haver sempre espaço de manobra até à berma (espaço para descair, imprevistos, etc.)
Evite-se "fechar" ou encostar à berma de imediato, truque usado para obrigar a puxar, ou em caso de sprint, oferecer o vento ao adversário. Lembrem-se não existem adversários neste caso!
-Ritmo
Outro caso crucial prende-se com o ritmo e estratégia. Já vi equipas medianas a fazerem grandes tempos, e outras muito boas e deitarem tudo por terra. É preciso moderação, controle emocional, comunicação e gestão de forças para manter um ritmo aceitável e transversal a todos. Sabemos de antemão que as diferentes características devem ser doseadas em conveniência do colectivo. Para tal o conhecimento das capacidades e limitações de cada um são fulcrais. Normalmente usa-se um truque que é manter o passo suave no principio, moderado durante, e forte no final. Evitar acelerações bruscas!!!
Ficam alguns videos para verem como fazem os pros!Inspirem-se
Boas Vasa,
ResponderEliminarConta comigo para o treino no próximo domingo.
Sugiro que até Torres se ande em ritmo moderado. De Torres até ao Bombarral a fundo, depois até Óbidos prego na chapa, de regresso ao Bombarral a voar baixinho e finalmente, e para variar um pouco, em ritmo de rebenta-coração até Torres.
Depois disto para-se no hospital de Torres para levar soro e oxigénio (e uns aditivos musculares) e conclui-se em sprint os últimos 10 km até ao Livramento!
Fácil e limpinho. Se o vento ajudar chego a casa ainda a tempo de preparar o pequeno almoço à família...
Xiça...nunca fiz um sprint de 10Ks, mas posso tentar, desde que me lançem...lol
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