Durante a volta de domingo que foi de estrada, para quebrar a rotina do BTT, fui ao encontro do Rocha e do Pedro de Mafra. Fomos até à Lourinhã tentando não ultrapassar as 160 batidas mas subidas. Deu-se mais importância à rotação e falou-se mal do Manso...Só força, só força...Entre episódios (o Pedro acha que canyon é uma marca de sapatos, após termos alcançado um adepto numa canyon...), falou-se muito de treino.
Muitos adeptos do pedal saem para a estrada e vão dar uma voltinha, na esperança de conseguirem melhorar os resultados. Os que são favorecidos geneticamente conseguem elevar o seu patamar de condição física. Os outros, onde me encontro, necessitam de conceber um plano de treino anual para conseguirem aumentar as suas performances. Isso significa melhor treino, ao contrário do que habitualmente se constata, que é mais treino, muitas horas sem especificidade nenhuma.
Uma das características negativas do ciclismo luso, segundo um recente mestre em educação física, cuja tese de Mestrado de Treino de Alto Rendimento se baseou no estudo dos ciclistas profissionais portugueses, são os níveis do VO2max muito baixos comparados com a generalidade dos europeus.
O que isso por um lado quer dizer, é algo que eu já sabia dos tempos que treinava com o Joaquim Gomes. Dizia-me ele que se todos os ciclistas profissionais treinassem com tanta vontade como eu, teríamos melhor ciclismo. Palavras dele não minhas. Na altura não percebi, mas depois de ler a tese compreendi onde ele queria chegar.
O treino relacionado com a melhoria da utilização celular do oxigénio, (VO2max) é algo muito trabalhoso e duro! Requer muita intensidade, com um programa de treinos que irei partilhar, mais à frente, em períodos específicos dos macrociclos, baseado em pouca carga horária.
Para isso necessitamos de calcular o nosso VO2max. O melhor, obviamente seria fazê-lo em laboratório com todas as condições, mas existem alguns protocolos que através de formulas matemáticas permitem fazer uma aproximação muito boa. Um medidor de potencia ajuda, mas pode-se sempre calcular a potencia através de formulas matemáticas que existem na internet, que relacionam o peso com a inclinação da estrada, velocidade e desmultiplicação.
Por agora deixo-vos este link para verificarem algumas noções e também este do Tiago Aragão Cliquem em biblioteca.
Nos próximos artigos partilharei algumas tecnicas que se encontram na net.
Ps.: Ontem calculei o meu que se situa nos 63, 3%. Para 78 kilos nesta altura nada mau... Será com base neste valor que irei começar a minha época de 2010.
Potencia @ VO2max: 391 w
Peso corporal: 78 kg
VO2max: 63.3
Peso/Potencia = 5.0
Formula de Arnie's: VO2max = 12 (Potencia/peso) + 3.3
O protocolo baseou-se em "atacar" uma subida inclinada com duração de 5 minutos à máxima intensidade possível, durante 5 minutos de agrura, calculando depois a potencia média!
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