sábado, 4 de julho de 2009

O marketing Tour de France

Poderíamos afirmar que marketing traduzido à letra é: fazer mercado!

O Tour de France é marketing e possui estratégia.

Para se obter estratégia, é necessário conhecimento baseado na liderança! Conhecimento esse que deverá abranger vários domínios do saber, desde as ciências sociais, matemática (dizem que se alguém não souber traduzir as suas iniciativas em números navega na escuridão), estatística, comunicação e algo que resulta de um equilíbrio entre oportunidade e planeamento!

Não esquecer da etimologia do termo:
Do latim strategĭa, com origem no grego antigo grego stratègós (de stratos, "exército", e "ago", "liderança" ou "comando" tendo significado inicialmente "a arte do general").

Ora se em Portugal, pouco se sabe sobre os números que dizem respeito ao ciclismo, ao nível do seu impacto, (que não só o mediático, entenda-se), andamos completamente às escuras!

Sem planeamento, isto é, acções que conduzem a um objectivo (ou vários) devidamente articuladas para se poder avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo, obviamente que estaremos à deriva! Aliás no ciclismo nacional estamos. E não são só as instâncias máximas.

Esquecem-se que para haver ciclismo no futuro deve-se trabalhar, já com os mais novos!
Não, não é com escolas de ciclismo! É nas escolas primárias e secundárias! É trabalhando ao nível do plano mental e da experienciação! É abrir horizontes! Deixar de lado, muitas das vezes o plano desportivo e partir para o plano utilitário!
É adaptar a linguagem aos mais novos!

Neste ponto os agentes organizadores de provas velocipédicas em Portugal têm-se esquecido dos mais jovens, das crianças!

O facto de paralelamente existir um evento destinado aos mais jovens inserido no evento velocipédico, atrairá marcas de consumo destinadas aos mais novos! E esta hein?!

Isso não é novidade e já é feito noutras disciplinas, inclusive em Portugal.

Por isso coloco aqui um link para os senhores responsáveis do ciclismo verem.

Ah e por favor, deixem-se da miséria que são os sites de provas, pouco interactivos! O futuro do ciclismo passa também pelo design (também o design multimédia)!
Talvez por isso a decoração da bicicleta do Lance Armstrong e do Contador seja feita por um conceituado designer (sem complexos).

E nós por cá!?

Fazemos touradas, somos toureados ou até imitamos touros!



Agora tenho a certeza que estamos entregues a....enfim nem merecem mais palavras!

Lembram-se de eu ter falado há uns dias atrás neste individuo, num programa numas minas de sal? Parece que adivinho! Ou pelo menos ainda não lhe perdi o jeito!

Sem comentários:

Enviar um comentário