terça-feira, 25 de maio de 2010

Reparações, mecânica e amigos



Numa das reflexões que aqui apresentei falei de Fé. Comparei uma subida a uma montanha como algo corajoso, em que se parte para a aventura sem conhecimentos de mecânica.

-Cabos partidos: Se o teu cabo das mudanças se parte existem várias soluções. Rodar a porca de limite para o seu percurso máximo e afinar. Em vez do doze pode-se andar em carretos mais leves.
Incluir nas ferramentas que transportas dois cabos, um das mudanças e outro para os travões. O excesso de cabo enrola-se. Andar com uma fita zip também ajuda, permite fixar a mudança no carreto que quiseres.

Agora uma boca seguida de reflexão:
-Zangam-se as comadres e descobrem-se as verdades.

Se andas descalço, não semeies espinhos para os outros!

Ainda não se descobriram, mas se as queixinhas e falsos testemunhos persistirem, ai vão-se descobrir vão...vão...Deturpar as histórias, segundo a versão que melhor convém, já vi que existem especialistas!



O que fariam se alguém vos fizesse passar por urso? Se vos andasse a enrolar? E se vos desrespeitasse, embora em coisas simples, mas frequentes? E se pensasse que só a suas sugestões é que valem palavra esquecendo-se das sugestões e acordos das outras partes? E se tudo isto cheirasse a ingratidão com ameaças à mistura? E se tivessem em grande parte motivado o teu afastamento de amigos de longa data com provas mostradas? E se vos transmitisse que a amizade não é um casamento (casamento é um acordo no papel certo) a intenção da frase é que não é para sempre? E se vos desafiasse para algo menos... correcto? E se andassem com coisas pouco ortodoxas para um cidadão comum?

O que farias?

Achas que esses são teus amigos?

Denunciavas, certo?

Os amigos querem-se verdadeiros! Os amigos respeitam-nos! Os amigos não ameaçam-nos! Os amigos defendem-nos, não ficam neutros! Os amigos não mentem, enrolando os que os ajudam. Os amigos não abusam da nossa boa vontade! Os amigos não se usam! Os amigos não afastam outros, motivados pelo egoísmo e seu belo prazer! Os amigos evitam transportar más noticias! Os amigos desejam o melhor aos outros, não apenas por palavras mas por gestos! Os amigos não se afastam apenas porque ouvem falar mal de ti! Os amigos nutrem ingenuidade mútua e admiração entre ambos! Os amigos não te desafiam para o mal! Os amigos não te experimentam, são seguros de si!

Caracter chinês para amigo...verdadeiro


Obviamente que, quando existem falhas sucessivas, a malta, eu pelo menos, vou dando o beneficio da dúvida, acumulando, perdoando as "faltinhas" embora não esquecendo, pois sou humano e comento erros também, evitando reagir ou agir em conformidade. Contudo ao fim de muito tempo e pressão, o saco rebenta e a confiança em alguém começa a sofrer golpes irremediáveis.

Ainda por cima com pressões constantes, oriundas de fora, sob alguém facilmente influenciável, pertencendo ao grupo daquelas pessoas que existem no mundo com mentes fraquinhas, interesseiras, que verbalizam o quando fortes são...que é o falso amigo!

Normalmente este processo rebenta sob a forma de represálias, que da minha parte surte sem violência e sem ameaças! Tudo depende da dignidade (dos falsos) amigos! Claro que doí, claro que magoa. Mas existe por ai tanta gente infantil em corpo de homem, que nem sentem, nem se magoam! Preferem dizer:
-Que se lixe, ele que vá...(e a parte que não dizem) já tive o que pretendia, agora irei conseguir enrolar outros...

Mas o que que isto tem a ver com mecânica?

As acções do homens seguem padrões muito semelhantes aos processos mecânicos mais complexos e assim se conclui que:

Comportamento gera comportamento!

Com algo mais elaborado:

Acção e reacção são duas forças de intensidade e direcção iguais com sentidos opostos!

Dai que os comportamentos mecânicos e humanos se adivinhem. Por isso é fácil passar por profeta, ou fazer-se muito amigo de alguém avisando o outro que vai ser assim e assado. Os mecanismos sociais seguem padrões de fácil previsão. Vou deixar de ser ingénuo com aqueles que (tentam) ou dizem ser amigos. Sempre desconfiei do discurso do amigo...são os que mais facilmente te usam a seu belo prazer! Mas passam por bonzinhos aos olhos do mundo. Pena que não deixem os que os rodeiam, viver as suas vidas, aspirações e sonhos!!!

Acho que vou ter que começar a jogar por antecipação com estes "amigos"!



O mundo está podre
cheio de ladrões
Roubam-te a atenção
recriminam-te nas emoções
e tornam-te mais pobre

Sozinho melhor te concentras
no plano da natureza te alimentas
distracções são ilusões
com os falsos amigos "gozões"

Soubessem os homens beber
Soubessem os homens comer
Vissem eles a futilidade
e gritavam todos sem vaidade:


Verdadeiros amigos precisam-se!


Sem comentários:

Enviar um comentário