sábado, 24 de abril de 2010

Audazes


Nicolai Tesla
Um dos maiores inventores do século passado



Durante muitos e muitos anos, o Ser Humano, ou lá o que se entende por isso, tentou escrever a sua História...

Realçou quase sempre o papel dos vencedores. Normalmente, são quem escrevem a História. Os mesmos vencedores, também escreveram os Direitos do Homem. Eu oponho-me, não aos direitos, mas ao termo Homem para definir uma raça, uma espécie, a homosapiens. Bom, agora já existe uma nova categoria ou classificação.

Normalmente as classificações, são rótulos que podem ajudar a identificar, embora criem ainda mais confusão e segregação. No caso dos Direitos do Homem, seria mais correcto escrever Declaração Universal dos Direitos Humanos. E a história da humanidade, lá está, deveria ser História dos Humanos, ou da Humanidade (que normalmente -não gosto desta palavra: normal-mente-, é sempre recheada com muitas guerras e confrontos...que de humana pouco tem). Neste contexto, verifica-se que as mulheres pouco tiveram a dizer acerca da história dos Homens...ou será o oposto? Ou será que tantos por dizerem algo estejam certos, e apenas um, errado. Bem teria de mencionar novamente a história dos vencedores, para referir que os mesmos vencedores, já mataram tantas vezes o mensageiro...por trazer más noticias, lembram-se do carpinteiro, Jesus de Nazaré, filho de Maria?
Tudo depende da capacidade de pensar, sobre, ou mesmo sub, vários pontos de vista. (espero que percebam o sub, de descer, estar por debaixo, fora da caixa, próximo do desapego do ego, essa vil personagem).

Por isso, os pontos de vista são muito importantes. Melhor, os diferentes pontos de vista. Temos na História, homens e mulheres quase sempre apelidados de esquisitos, que foram colocados à margem da sociedade dominante, que trouxeram grandes invenções, grandes soluções!!!

A verdade é que os audazes que se mantiveram fieis às suas ideias, trouxeram algo de novo. Como sabem os camaleões (e eu tenho visto tantos em diferentes contextos) nada acrescentam à natureza. Se estiver amarelo, amarelo ficam. Os camaleões sobrevivem, é verdade. Mas não trazem colorido nenhum! E existem homens e mulheres que copiam os camaleões na tentativa de sobreviverem...eu compreendo, mas não aceito!

Noutro lado oposto estão os audazes, que apesar de ouvirem criticas, pessoas a dizerem mal, insinuações, etc, prosseguem o caminho, tal como na história do Burro, do Menino e do Velho. (ver a história aqui).

A conclusão é que criticas sempre ouviremos, basta termos uma simples ideia. Internamente cada um, ao pensar sente o seu ego, tecendo criticas internas...Se mesmo dentro existe divisão, como podem os humanos aceitarem o diferente, com medo dessa divisão, quando vem de fora?

É neste ponto que existem os homens e mulheres audazes que não temem o desconhecido. Que aprendem a investigar, a conhecer o desconhecido. Onde estão esses homens e mulheres que outrora partiam em caravelas???

A zona de conforto, tal como o camaleão possuiu, não nos leva a lado nenhum. Se não existissem audazes, os que ousam, hoje não teríamos electricidade, as cirurgias levariam irreversivelmente à morte, não existiriam sequer bicicletas, nem a roda!

Gostava de dizer que as reflexões que escrevo, são isso mesmo reflexões. Nem sempre tem destinatários...por isso tranquilizem-se!

Hoje o Xico foi exemplo de um audaz. Ouviu opiniões que o sensor do seu ciclometro não podia ser aberto...(37€). Afinal, manteve-se audaz, ousou abrir o aparelho e conseguiu a sua reparação. Os audazes percebem-se e aceitam-se. Não excluem nem segregam.

Agora sim uma boca:

-Não faças aos outros os que não gostem que te façam a ti!

Outra boca:
- A respeito do Oeste Pro Cycling: Quem foram os que no final do projecto convidaram vários ciclistas envolvidos e demais entusiastas e reuniram cerca de 250€ para entregar a uma instituição de solidariedade social?
-Querem a resposta? Apenas um ciclista profissional apareceu, o Pula, também ele audaz! Fomos agraciados com uma carta de me orgulho de guardar. A instituição, pois bem foi a APECI.

O mundo é assim, somos odiados por uns e amados por outros, mas como ciclista aprendi esta máxima:
-Os cães ladram e a caravana passa!

Abraços e desculpas a todos que possivelmente ofendi com a verdade!

Sem comentários:

Enviar um comentário