terça-feira, 28 de abril de 2009

Deviam erguer um memorial ao Madeira

Como as insónias por vezes insistem em manter-me acordado, aproveito para navegar pelos blogs de ciclismo de autores portugueses.

Destaca-se o Veloluso da autoria de Manuel José Madeira, jornalista. Nunca tive o prazer de conversar frente a frente, embora tenhamos tido discordâncias em forúns de ciclismo, sem que houvesse de qualquer das partes algum tipo de ressentimento, pelo menos observável da minha parte, apesar do estilo contundente das suas palavras.
Fascina-me o numero de "etapas" actuais e o conjunto de informação que este blog possui. São, ora opiniões pessoais que por vezes se confundem com um diário, onde alguém motivado pela fluidez da escrita, e desabafo do coração, sem maldade, se esquece que mais tarde carrega no botão e torna tudo claro, visível e publico. Ora são conteúdos do mais profissional e sapiente conteúdo acerca de ciclismo que pese escassas excepções, não existe na comunicação social em Portugal.

Pouca gente nos dias que correm têm coragem e preferem usar o cinismo, ou até mesmo perseguir opiniões, daquelas que incomodam.
O que me incomodou foi a informação que de alguém, por causa de meras opiniões, na maioria das vezes insentas de tendiacionalismos baratos ou politicamente correctos, resolveu mover um processo crime. Esse alguém permitam-me dizer que é um alto responsável pelo controlo anti-doping no desporto em Portugal. Não, não é do futebol. É do desporto mesmo, aquelas modalidades em que não se precisa de uma bola para fazer vibrar o povão. É que em Portugal (Portugal dos pequenitos, das mentes tacanhas e pequeninas), desporto é futebol. Basta a seguinte experiência. Coloquem no google as palavras patrocínio sponsor marketing e desporto aleatoriamente. O resultado concentra invariavelmente um grande número de artigos sobre, adivinhem lá, futebol...o mais escandaloso é apresentarem magazines de desporto em que passa a mensagem talvez (coloquei o talvez para me defender, senão aparece ai o big brother a chatiar-me) sublime para não dizer subliminar de que desporto é futebol.
Quem sabe analisar conteúdo de mensagens saberá identificar onde quero chegar. E sabendo-se tanto sobre vampiros, são só tipos que tiram sangue, quiçá, um qualquer vampiro mestre não terá um devaneio de tempo a tempos...De facto o perigo são os mais novos, influenciados pelo mais velhos, o perigo está no amadorismo transversal. O perigo está na moeda. Mas na outra face da moeda que é a mesma moeda forte corroída pela moeda fraca que tenta a todo o custo justificar a sua posição e manter-se no seu lugar. Também é perigoso agir com imprudência cilindrando tudo à frente. Perigoso também é saber quanto dinheiro dos contribuintes está envolvido.
Onde será mais perigoso, questiono-me, desrespeitar liberdades e garantias ou deixar que no desporto amador prolifere um verdadeiro sistema de atentado à segurança nacional se olhar-mos sob a perspectiva da saúde pública. Pois é, parece que os organismos competentes sofrem do mesmo mal. Calar quem questiona e fazer muita publicidade, (propaganda). É a politica da magia que todos sabemos o seu verdadeiro nome, ....ilusionismo, para fazer parecer que acontece algo que todos sabemos nunca aconteceu pois é impossível!
Ou que acontece algo mais que não só aquilo que querem fazer crer. Ista é a estratégia do ilusionista!
Mas queremos acreditar que sim, aconteceu, ...vimos acontecer mas todos sabemos que o magico está ali para "enganar". Fomos traídos pelos nossos,... sim, os nossos sentidos em que tanto acreditamos e depositamos fé!
Por isso a verdade e só a verdade liberta e faz progredir. Tenho pena daqueles que ainda acreditam e afirmam convictamente que está tudo bem e direccionam as baterias para aqueles que ganham o seu pão exercendo uma profissão de atleta. Tenho pena daqueles que foram exemplos e pela sua medição mediática pouco valem, fazendo deles exemplos para justificar um qualquer tacho, deixando outros tantos impunes. Tenho pena deles que afinal são pessoas, cidadãos e contribuintes, a maioria explorados e deixando-se explorar lá andam a iludir-se! O ilusionismo consiste em desviar atenções. Estranha-me que a comunicação social dê tanta importância ao doping no ciclismo em que os atletas sujeitam-se e têm que dar contas dos seus movimentos. Se se dizia que eram drogatitos, sujeitos das seringadas parecer que delas não se livram! E o papel pro-activo da entidade competente, deixa-me com a impressão que talvez seja demasiado... passiva para contrariar tendências, mudar mentalidades, promover debates, não interessa talvez...E os outros desportos...existem, mas....também têm casos, só que nunca vêm a público. Mas que raio de profissão...a de jornalista e a de ciclista!


Será que ciclismo é só doping?
Será que existe uma cultura enraizada que não tenderá a desaparecer?
Será que federações, associações e demais forças activas estão a promover condignamente a modalidade?
Será que os atletas estão a promover-se, condignamente, e as associações que os representam fazem alguma diferença?
Será que já é tempo de haver outro tipo de sistema contributivo e social para quem faz do desporto o seu modo de vida? Com escalões correctos de remunerações e sistemas e evitem a evasão fiscal e quiçá a lavagem de dinheiro?
Que reivindicações e escalões existem? Cidadãos de segunda e de terceira? Atletas a recibos!
É assim que se promove cidadania e democracia através do desporto? Que valores e ideais norteiam todos os envolvidos?

E porque atacar os profissionais do desporto, que são todos controlados quando o problema está no amadorismo, nos pequenos clubes, nos ginásios, nas academias, nos pais que buscam a fama e fortuna dos filhos, tentando imitar o pequenino fruto da pequenez, sermos os maiores do mundo nem que seja a imitar um jogador de futebol. Onde andam os cientistas, os bons mestres de obras, os bons educadores, não será mais fácil imitá-los...sem dar o comprimido ao puto!...

Sem comentários:

Enviar um comentário