terça-feira, 23 de junho de 2009

Crónica da Peninha


Peninha, Sintra sempre foi e parece que ficou para ficar uma das piores tiradas que já fiz.

Foram há muitos anos atrás, quando dei as minhas pedaladas com os pros da altura, que soube o que era um empeno. A volta da Peninha sempre me trouxe as piores recordações a nível físico.

Infelizmente este ano não foi excepção. Apesar da magnifica subida por dentro da vila, cheia de curvas e sempre muito fresquinha, graças ao arvoredo da serra, saboreando um local telúrico, isto é, um local magico que nos faz sentir bem por força e motivos que não irei me alongar, nem tão pouco explicar, acho que psicologicamente ou por força do destino, acabo sempre por "vazar"...nas palavras do João Santos que nos acompanhou nesta volta.

Nem tudo foi mau. Salienta-se a boa companhia do Chico, do Manso e do Rocha, que ainda hoje me martelam a cabeça pelas tentativas de comunicarem comigo sem sucesso.

Talvez, por obra sabe-se lá de quem, ou do quê, exista um permanente bloqueio das chamadas que recebo. Tenho rede, o aparelho diz que sim, mas as pessoas não me conseguem contactar. Se vivesse noutro país e fosse algum destabelizador diria que seriam, forças de bloqueio!

O João Santos, é obviamente um bom conversador e está a atravessar um bom momento de forma. Boa empatia. Sobe ora em pesado ora em leveza, até dá-me impressão.

A volta caracterizou-se por um sobe e desce, autêntico parte pernas, escolha do Manso, que adoooora mesmo muito, mas mesmo muito subir! Por isso visitámos as subidas da região de Mafra, com mais inclinação. Até Sintra a montanha russa manteve-se e o meu estado agravava-se.

O calor tórrido, quase dava para torrar pão ao sol! Não ajudou e valeu as constantes paragens para hidratar os cantis (bidons) de agua. Há muito tempo que não bebia tanta agua, acrescido pelo facto do empeno que trazia.

Valeu a nota de 5 euros que encontrei quando subia o Gradil, para comprar água e Coca-Colas, dinheiro esse, que afinal pertenciam ao Manso. Devolvia-a! Coincidências e sobretudo seriedade, que foi a educação que recebi!

Felizmente, quase no final do treino após Malveira, começei a recuperar aquela sensação de melhoria geral. De tal modo que até à chegada ao Carvalhal, o Chico e eu rendemos a velocidades acima dos 35 a 40 kms/h.

Uma hora antes, tinha descolado literalmente do Manso, em plena recta da Nacional 9. Comi bem, dormi bem e continuo a não perceber a razão de tal quebra de rendimento.

Poderia pensar que se devia a Sabado ter andado por terra batida com a bicicleta de estrada, subindo trilhos com o piso aceitável (experimentem de vez em quando, vão adorar, mas coloquem pneus largos acima de 23). Ainda me converto ao ciclocross. Pena ser uma modalidade com pouca expressão em Portugal, vá-se lá saber de quem será a culpa...

Hoje, segunda feira, aliás terça, porque já passa da meia-noite está a dar em directo das minas de salgema de Loulé, o programa da Fátima Campos Ferreira subordinado ao tema Turismo, em que foi preciso vir um espanhol dizer que precisamos de saber comunicar melhor.

O Ministro da Economia fala em sistema holístico e Miguel Júdice do grupo Lágrimas disse que se investe menos na imagem de Portugal do que algumas marcas internacionais em Portugal!

E trouxe o espanhol ao assunto porque precisamente este senhor foi alto dirigente da TVE. VSabe do que fala do país da mesma Espanha que possui várias regiões que comunicam através de ciclismo! E no sector do turismo que não o de massas como fizeram as ex equipas: Isllas Cánarias, Fuerte Ventura, Isllas Baleares, e recentemente através da promoção de regiões como a Galiza, entre outras! Eles serão estúpidos?

Srs iluminados, este aqui anda a desenvolver um projecto de ciclismo que é holistico, sinergico e com um ênfase enorme na comunicação, permite posicionamento internacional, envolve redes sociais, media, educação, cultura, com uma forte componente social ..........................e por sinal é barato, face aos retornos estimados!

Por favor arrangem-me um contacto com o Sr Ministro da Economia que, das suas histórias pessoais que partilhou, é um excelente facilitador de iniciativas de impulso!

Sra Dra Fátima, por favor, faça um programa sobre a utilização de bicicletas e claro está de ciclismo. Porque acho que se chegará á conclusão que através do desporto e do ciclismo e da utilização da bicicleta se promoverá melhor o país. Como fazem os descomplexados espanhois!

Agora percebem o porquê e o sentido da foto!

8 comentários:

  1. Vasa, Amigo, O povo está contigo!

    Tu reivindica que a malta apoia-te pá! Se quiseres uma manifestação com 1/2 dúzia de gatos pingados também se arranja!

    Agora falando de domingo.

    1º) Estranhamente pensei que nem aparecesses visto que fui ao encontro do Chico (que já vinha atrasado) e nem sombra de ti...

    2º) Reunidas finalmente as tropas todas sugeri aquele percurso visto que pensei que os meus amigos já andassem fartos de rolar!
    Nota: Não é que eu não goste de subir, pelo contrário, o meu problema é não conseguir subir em condições!

    3º) Inicialmente pensei que eu é que levaria empeno visto que não conseguia baixar a pulsação e não me estava a adaptar bem ao calor

    4º) O ritmo foi muito atabalhoado - assim que se começava a subir parecia que havia um prémio de montanha em cada topo.

    5º) Estranhamente começaste a ter oscilações de rendimento. No final a sensação era a que não tinhas combustivel nos músculos, como se estivesse tudo bem com o motor mas não chegava lá o combustível... Não andas com nenhuma dieta? e/ou não mudaste os teus hábitos alimentares?

    6º) O Chico também me deu a impressão de estar alguns furos abaixo do habitual... mas como é um trepador nato consegue disfarçar bem! Na rotunda da Terrugem também me pareceu que vinha desconfortável... (Estou certo Chico?)

    7º) O Rocha estava alegre, com vontade de puxar! Ainda bem. Acho que esteve muito bem até meio da Peninha. O malandro descolou de mim, esteve prestes a desistir, recolou e como eu nunca tinha feito esta súbida ainda chegou na frente porque me disse que ainda faltava um bocado... Depois começou a baixar ligeiramente de rendimento e na parte final (chegada à Malveira) já vinha desgastado. Mas de resto andou sempre em bom nível.

    Só por curiosidade refiro que fiz a subida da Peninha com as pulsações entre as 190 bpm e as 198bpm. Quando me aproximava das 200bpm o Rocha ficava em dificuldades, quando eu tinha de desacelerar ele conseguia recolar com alguma facilidade

    8º) O João está bem! Para quem tinha corrido no dia anterior estava solto o que para mim é sintoma de boa forma física

    9º) Relativamente à cena dos 5,00 € - ficou registada!

    Abraços

    PS - Definam uma volta para o próximo fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  2. Temos Volta para domingo?

    ResponderEliminar
  3. Vasa meu grande amigo e companheiro de muitos kms,fiquei triste é verdade... de não receberes as chamadas do pessoal, por qualquer problema... mas duvidares da malta pá temos que ir ao perdoa-me da Fátima Lopes... heheheh !!!

    Xico

    ResponderEliminar
  4. Em resposta ao amigo Manso, devo dizer que estava alguns furos abaixo do habitual sim é verdade , não fisicamente mas sim psicológicamente e percebes porquê ? É claro porque o vasa não nos deu cavaco a semana toda e estávamos preocupados e quando chegou ao pé de nós não nos deu razão mas pronto vamos todos ao programa da Fátima... ( Deu me imenso gozo subir a Peninha naquela aceleração com o João Santos (boa volta boa companhia )).

    Xico

    ResponderEliminar
  5. Bah, já nem se pode ironizar...

    Só gostava que a subida da Peninha tivesse mais uns kms e roia-vos as rodas seus malandros!

    ResponderEliminar
  6. Ouvi dizer que o Vasa já reclamou a falta de rede em casa e a vodafone já mandou vir uma usada de Peniche quase como nova!
    A dúvida reside apenas no tamanho da rede a implementar, com o Vasa a não querer a cobertura pela casa toda e com a vodafone a dizer-lhe que assim as queixas podem não acabar...
    Chico, relativamente ao programa da Fátima eu só lá ponho os coutos se o Vasa for embrulhado na rede! Assim podemos desembrulhá-lo no programa e dizer-lhe que está perdoado. Vai ser bonito com o público, ao fim do 2º minuto, lavado em lágrimas. Até o Rocha, que é rapaz de lágrima fácil e até se emocionou com o 2º lugar do SCP no campeonato deste ano, vai ficar todo ranhoso e a reclamar com a mulher por ela não estar lá com o pacote dos lenços... eh eh he

    Volta Vasa - estás perdoado! ..ou não que o Chico ficou muito sentido e não sei se vai lá só com uma pancadinha nas costas!

    ResponderEliminar
  7. ALLO VAZA...ALLO VAZA...
    DAQUI TERRA, Á ESCUTA!!!!!!!!!!!
    DIZ-ME O INDICATIVO DO TEU PLANETA,QUE NÃO CONSEGUIMOS ENTRAR EM CONTACTO.
    SEM MAIS TERMINADO...


    ZÉ Manso em relação a Peninha,sabes bem porque é que a subi com algumas dificuldades não sabes carinha laroca,ou esqueceste-te das rampas anteriores.

    JOÃO SANTOS queres lá ir descer Sintra eheheh

    Abraços
    Rocha (FORTE)só para alguns...

    ResponderEliminar
  8. Volta para Domingo ? claro que temos volta há sempre pelo menos aos Domingos... mas já agora, quem és tu ?

    Xico

    ResponderEliminar