terça-feira, 30 de junho de 2009

Treinos nas Beiras Propostas

Algumas sugestões de voltas para a zona das beiras com muitas escaladas e paisagens magnificas.

Guarda 1


Ver mapa maior



Guarda 2


Ver mapa maior



Guarda 3


Ver mapa maior



Guarda 4


Ver mapa maior

31 comentários:

  1. Oi camarada Vaza, tudo bem? Sempre há vontade de fazer ainda este ano as três vertentes da serra da Estrela? Se sim, já tens ideia de datas, mesmo que aproximadas? Gostaria muito de fazer essa tirada, por isso é fundamental ter muito boa preparação.

    Abraço

    Ricardo Costa

    ResponderEliminar
  2. Olá Vaza como vez Há mais adeptos para a clássica das "3" vertentes ! sem duvida haviamos de repetir tal feito. Abraço .

    Xico Carvalhal

    ResponderEliminar
  3. Boas Vasa,

    Após a nossa conversa e depois da leitura das hipóteses que consideraste, não menosprezando, ainda, os comentários do Ricardo e do Chico a minha opinião é a seguinte:

    É notória a tua vontade de fazeres o percurso que vai de Aldeia Viçosa e contorna pelo parque natural (Guarda 2).
    Para agradares a gregos e troianos inicias a volta por este percurso e quando se chega aos Trinta vira-se para Meios e Fernão Joanes. Sempre a "descer" vamos apanhar a estrada que vem de Vale de Estrela em direcção a Valhelhas (um pouco antes do cruzamento de Famalicão).
    Segue-se até Manteigas e sobe-se para a Torre. Descida em direcção Seia e novamente Manteigas (Hipótese de reabastecimento neste ponto...)
    Como anda tudo com vontade de subir depois de passar por Valhelhas em sentido contrário fazemos a súbida de Famalicão. Já perto do topo descemos para Seixo Amarelo e Gonçalo e termina-se em beleza subindo para a Guarda pela "súbida da Vela" que tem umas pendentes ao inicio muito simpáticas e vai acalmando, mas são sempre uns bons 10/12 km a subir.
    (Calma que ainda não acabou!)
    Depois há a descida até ao cruzamento para o Sabugal e nova súbida até à Guarda - A cereja no topo será subir até à Sé da Guarda pelos paralelos e com uns 12 a 15% de inclinação mas só em 400 m no quilómetro final!
    Distância total a rondar os 190/200 Km e um acumulado, visto a olho, de 4000 m.
    Se quiseres acabar a subir pela vertente que vem de Celorico da Beira para a Guarda também se arranja com mais uns 40 Km e com o acumulado a rondar os 5000 m

    Pode-se ainda, na Torre, descer mesmo até Seia, direcção Gouveia e depois Manteigas.

    Eu no fim-de-semana de 25 de Julho vou a solo subir a serra, em princípio por Seia - para um percurso de 180/190 km para me adaptar ao novo pedaleiro.
    Em Agosto podemos verificar a viabilidade da 1ª parte do percurso que te sugeri - nunca andei na maioria dessas estradas, nem mesmo de carro.

    Depois desta verificação marcas o percurso e a data que o sangue já começa a ferver...

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Camarada Cancellara, creio que a tua proposta é demasiado ambiciosa. Embora desconhecendo o percurso, atentendo «apenas» à relação distância/desnível acumulado, parecem-me sobredimensionados e de alguma forma desajustados a uma jornada que tem como objectivo principal desfrutar a montanha (Serra da Estrela), e que, certamente, pela sua dureza não contará com uma participação muito numerosa. Logo, haverá menos economia de esforço nas transições.
    Para mim, o trajecto seria simples, se me permitem a liberdade... Partindo de Piornos (onde ficaria instalada a base de apoio, para apoio e abastecimento), subiríamos as 3 vertentes (Manteigas, Covilhã e Seia) em constante sobe e desce, passando sempre pela Torre à excepção da primeira passagem, em que desceríamos de Piornos, vindos de Manteigas, para a Covilhã, cumprindo assim o desafio. Contas por alto, seriam cerca de 115 km com quase 4000 metros de acumulado! E mais de 5 horas de selim...

    À reflexão...

    Abraço
    Ricardo Costa

    ResponderEliminar
  5. Olá amigos atenção ... mais do que 150 Kms com todas essas subidas é "exagerado". Não me levem a mal mas o camarada Ricardo tem a sua razão, pois já fiz as 3 vertentes começamos no Fundão em direção á Covilhã, (isto para o aquecimento) depois subimos até ao centro de limpeza de neve (Piornos) e descemos para manteigas subimos para as Penhas Douradas e descemos para o Sabugueiro e subimos para a Torre e deu mais ou menos 105 klms, e fizemos a tirada 6 pessoas de forma a ninguem ficar para tras só houve andamento livre na última subida e o Vaza sabe bem como o pessoal chegou "BEM TRATADINHO"... ! Portanto mais do que 150 kms na Estrela não sei não ...
    Meus amigos isto é uma ideia eu respeito as vossa de qualquer maneira tudo bem se é a subir tamos aí.

    abraços

    Xico Carvalhal
    abraços

    ResponderEliminar
  6. O trajecto Guarda 3 dá quantos Kms ? Esse tambêm é fixe e eu nunca subi por Manteigas. Tambem não subimos São Romão nem Loriga e essas são valentes... (Já tenho o 52 enfiado hehehe...
    abraços

    Xico Carvalhal

    ResponderEliminar
  7. Boas pessoal,

    Arranjei um tempinho para vir espreitar o blog e aqui vão mais umas considerações:

    Há relativamente pouco tempo (1 mês e 1/2) eu fiz Guarda - Torre - Guarda por Manteigas, para um total de 136 Km. Para mim, que sou um empenado a subir, consegui o meu melhor desempenho de sempre, atendendo ao facto de ter chegado em muito boas condições à Guarda e ainda a ter conseguido subir em 1h 28m 40s desde Manteigas até lá acima. A súbida de Valhelhas para a Guarda é fantástica quer nas características paisagisticas quer nas condicionantes ciclísticas - bom piso, pendentes generosas ao inicio e de Famalicão para cima em 53/23 assim ajudem as pernas!
    Para mim a volta à serra começa e acaba na Guarda. Caso se opte pelo percurso das 3 súbidas eu vou ao vosso encontro.
    Distâncias grandes, desde que o andamento seja relativamente controlado,(com acumulados semelhantes) são preferíveis a percursos mais curtos - veja-se o exemplo da ida a Fátima!
    Com o percurso que sugeri ao Vasa temos sempre planos para descansar depois das súbidas e mudanças de cenários muito interessantes.

    A volta que vou fazer em 25 de Julho, caso opte por Seia, tem 65 km a rolar antes de começar a subir e tem os últimos 30 Km com características rolantes também. Ou seja não chega a ter 100 Km de montanha...

    Esta experiência vai aferir a minha capacidade para poder enfrentar a tirada mais montanhosa que se seguirá.

    Eventualmente mudo de opinião, mas com sinceridade acho que é possível de a realizar.

    Xico, Boas férias!!!
    No próximo domingo vais fazer falta.

    Ricardo, aproveito para te cumprimentar também! Qual a vossa volta no próximo domingo?

    Abraços
    J. Manso

    ResponderEliminar
  8. O que foi sugerido foram treinos. Estou a gostar, venham mais sugestões!

    ResponderEliminar
  9. Fo...e é só gente doida!

    Eu por mim fazia-se assim:
    Saia-mos de torres e iamos em direcção a Lourinha para "lamber" um capilé eheheh,
    depois pela manhã subiamos Monte Junto,a seguir almoçava-mos e pela tarde arrancava-mos para Senhora da Graça para descansar a perna.
    No dia a seguir bem cedinho,subia-mos a serra pelas 3 vertentes até a hora de almoço.
    Pela tarde para acabar trepava-mos até a Sé da Guarda e ai sim faziam-se logo os VELÓRIOS...
    P.S.Digam lá,vocês tiveram todos de ferias no MÉXICO não foi?Eu vi logo.
    Xico boas férias.

    ROCHA

    ResponderEliminar
  10. Grande Rocha
    Assim é que se fala!
    Vindo de um dos 4 cavaleiros do apocalipse que fez quase 300 Km sem preparação especial, alguém que, no máximo, só tinha feito 170 Km num dia não sei do que é que te queixas...
    Ás vezes penso que o único motivo pelo qual conseguimos fazer essa tirada foi porque não ligámos a todos aqueles que diziam que era impossível!
    Vamos lá, andamos no mínimo 8h00 a pedalar e ainda vamos para a night beber uns copos... ou então ainda fazemos um jogo de futebol (esta só tu é que vais perceber)

    No domingo encontramo-nos com o Vasa no Gradil às 8h00 e eventualmente vamos ao enconntro dos Pinas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Volta com requinte, muitos Km e esgotante, para fazer em 2010 depois de muita preparaçao

    Guarda, Valhelhas, Manteigas, Torre, Covilhã, Fundão, Penamacor, Sabugal pela enorme e fantástica súbida pelo Terreiro das Bruxas, Sortelha, Caria, Belmonte e Guarda

    Esta é para fazer a sós ou acompanhado depois de ir novamente a Fátima convosco!

    ResponderEliminar
  12. Olá J. Manso este percurso para 2010 parece excelente conheço bêm o trajecto paisagens lindas boas subidas e boas rectas a subida que começa em Benquerenças pela bela bela serra da Malcata é a cereja no topo do ... empeno hehehe já agora Ricardo haviamos de entrar um pouco em consonância com o vosso calendário para combinarmos essas "terriveis" duras, magnificas, clássicas. Quantos mais melhor custa menos feito com 10 elementos do que por 4. Vá lá apertem as biqueiras...

    abraços que eu vou subir a "Foia"...

    Xico Carvalhal

    ResponderEliminar
  13. Boas Chico,

    Então como é que correu a súbida?

    Estou a pensar seriamente em alterar a volta de 25 de Julho para ir fazer a súbida da serra da Malcata. O senão é que o percurso começa a ficar alongado demais... (200 Km a solo é capaz de fartar...)
    Abraço

    Vasa? Vasa!?!?!?! terra chama Vasa...
    Allô Vasa! Estou... estou sim!...
    Companheiro como é que é para domingo?
    O Rocha vai ter a Loures. Nós vamos do Gradil ao encontro deles ou vamos a pedalar até Loures? Sempre dá mais uns Km para o treino de volume...
    Abraço

    J. Manso

    ResponderEliminar
  14. Malta, isto é que é debater! Não é como o conversas de ciclista... infelizmente. Agrada-me grandes desafios, e quanto mais unido na «causa» estiverem os que alinharem melhor. Continuo a crer que o melhor era fazer as três vertentes, era mais simbólico, mas alinho num percurso alternativo: agora, muita atenção às grandes quilometragens em montanha, principalmente no «pico» do Verão. O mais aconselhável era fazer as contas ao tempo da tirada, mais que aos kms, para que não ultrapassasse as 4-4h30. Isto em montanha são pouco mais de 100 km. Penso que bastaria.
    Quanto à conjugação de «interesses» entre o nosso calendário e o vosso para as grandes clássicas, concordo plenamente. Devíamos conversar com mais calma e debater pontos de vista sobre o que pretende fazer. Isto é um desabafo: já estou um pouco farto de «carregar» a actividade do grupo Pina Bike à custa de doses de carolice e disponibilidade que por vezes é mínima. Aquilo que digo, é que ando há anos a querer que as pessoas se envolvam mais, que contribuam positivamente para evoluir as actividades do nosso grupo e começo a estar cansado de estar (quase) sozinho neste projecto. Por isso, ficaria satisfeito se concertassemos opiniões e objectivos, para criar um núcleo duro que promovesse e liderasse eventos (passeios, treinos ou as famigeradas clássicas). O exemplo que vocês deram - os quatro! - na ultramaratona de Fátima (mesmo considerando-a demasiado longa...) foi uma prova de união à qual ficaria honrado de me juntar.
    Já agora, quanto à Serra: eu estou agora a arrancar de um nível muito baixo de preparação, por isso conto que no final do mês já estarei «au point» para enfrentar esse grande desafio.

    Ricardo Costa

    ResponderEliminar
  15. Respondendo ao amigo Ricardo, assim é que é falar,desabafos á parte, quem diz a verdade não merece castigo, portanto... muito bem aqui estamos nós (núcleo duro) para pôr as ideias em cima da mesa debater essas ideias e mais importante tentar polas em prática de modo que todos os elementos que venham a participar se sintam confortáveis física e psícológicamente.
    Atenção companheiro Vaza a clássica das 3 vertentes é algo sem igual e tu sabes bem, porque não começar por essa clássica e irmos subindo os patamares de dificuldade ? atenção todos os nossos desabafos caros colegas do pedal quer sejam bons ou maus não se intimidem exponham a sério, ó Vaza manda lá uma pedrada no charco ou tu não dizes nada ? vá lá senhores sei que há mais visitantes deste espaço ... belo !
    Manso a tal subida da Foia é no Domingo.

    abraços
    Xico Carvalhal

    ResponderEliminar
  16. Meus senhores continuo a espera de DATAS para a clássica da Serra.

    Manso em relação a domingo,penso ir até Loures que assim faço mais uns kms,porque bem sabes que o fim-d-semana passado foi a volta nos lençois.

    Atenção á volta porque não tou a ver onde possam vir de encontro ao pessoal porque ai é praticamente no final ex:Sobral ou S. da carnota.

    Vaza tás mudo ou engessaram-te as mãos?
    Abraços
    ROCHA

    ResponderEliminar
  17. Concordo contigo Xico. Notem que à volta da Serra da Estrela existem percursos que valem bem a pena visitar e com graus de dificuldade semelhantes às famosas três vertentes! Pessoal o melhor era haver um forúm, assim todos podem iniciar tópicos e a conversa torna-se mais apetecivel. Vou tratar de ver os que existem à borlix. É preciso é estabelecer uma data. Eu apostava lá para Setembro.

    ResponderEliminar
  18. Boas pessoal,

    Finalmente chegou o fim-de-semana e a vontade de pedalar é muita! Por isso quer chova ou faça sol faço-me à estrada.

    Rocha eu vou ao enconro do Vasa. Ele ficou de verificar o percurso dos Pinas de modo a podermos intersectar-vos. Independentemente do ponto de encontro é minha intenção fazer cerca de 150 Km.

    Aliás começo a entrar num estilo diferente, o das longas tiradas. Em termos físicos e, porque não, mentais cada vez mais me fascino por este tipo de tiradas. Penso que no Blog do Ricardo deixei uma vez um comentário acerca deste tópico, o da superação física... Quando o corpo pede para parar e a mente o obriga a continuar. É apenas uma outra forma de estar na vida, somente isso, mas que no meu caso reforça o espirito de luta pessoal que nos tempos que decorrem, infelizmente, todos temos um pouco de suportar.
    Ciclisticamente falando, em termos pessoais, noto que apenas consigo evoluir desta forma visto que nas tiradas curtas, mesmo indo várias vezes ao limite, não consigo tirar grandes beneficios do treino. Por exemplo no domingo passado subi o Gradil em grande esforço (limite de 202 bpm sem me levantar da bicicleta...). Esta súbida foi muito explosiva mas só foi benéfica porque tinha feito toda a volta "pesado". Ou seja, ainda não estou na fase de treino especifico de súbida.
    1º Tenho de aprender a subir. Para isso tenho de desenvolver musculatura especifica que me ajude a suportar longas súbidas sem ir logo para os meus limites (nunca subo Montejunto abaixo das 185 bpm, quer vá devagar ou depressa)
    Comecei, em casa na elíptica, a mudar o estilo de pedalar, tentando fazer um movimento continuo de esforço, sem fase de carga e descompressão, visto que somente assim, penso eu, é que se consegue subir "leve"

    ResponderEliminar
  19. Ricardo,

    Relativamente ao teu desabafo e voltando aos Pinas vou tecer algumas considerações, que apenas reflectem o meu ponto de vista até ao momento em que deixei de frequentar assiduamente as vossas voltas

    1º) O modelo das clássica veio cavar, ainda mais, o fosso que já separava os elementos do grupo

    2º) Falta um lider, ou um núcleo lider, que defina e controle os moldes das voltas. Pontos de reunião, níveis de andamento, etc... e principalmente que não permita que as voltas sejam uma corrida camuflada com tudo o que de negativo advém de tal

    3º) Toda a gente opina, na maioria das vezes destrutivamente e nunca se chega a um consenso construtivo que estabeleca uma base de partida que seja fiável. Está sempre a falar-se do assunto mas ninguém quer chegar a lado nenhum...

    4º) Há uma procura constante por definhar os elementos mais fortes (em termos de andamento). Ninguém admite que os outros podem, mesmo num determinado momento, ser mais fortes. Ou é porque tomam isto ou é porque só treinam ou é porque a bicicleta está constipada ou é porque estiveram a semana doentes ou, ainda, porque o gato anda com o cio...

    5º) As marcações, o poupar para atacar num determinado momento só para descarregar A ou B, levam a um clima de desconfiança que neste momento é um axioma insofismável

    Mas esta guerra não é minha, deixou de o ser a partir do momento em que a diversão acabou e a minha vida é muito mais do que isto...

    Não quer dizer que não haja pessoas que merecem consideração. O que pretendo transmitir é que o clima que foi gerado levou à degradação do grupo e vai, se isto continuar, à separação em vários "grupetos"

    ResponderEliminar
  20. CHEFE,acho que depois de meio de Setembro está optimo,porque ai o tempo já não está tão quente e não derretemos tanto.

    Manso se queres fazer por volta de 150 kms,o Vasa tirava a peida da cama as 7a.m.,vinha de encontro com pessoal a Venda e seguia-mos para Loures,que dizes Raza?

    ROCHA

    ResponderEliminar
  21. Oi pessoal! Concordo com a data de meados de Setembro - que também é o mês em que está calendarizada a clássica do Pina Bike. Talvez possamos fazer coincidi-las, mas é melhor que seja na primeira quinzena senão corre-se o risco de apanhar mau tempo.
    Camarada Cancellara, quanto ao teu empenho, é desse espírito que partilho. Mas as provas de superação não têm de ser necessiamente longas maratonas de mais de 200 km, mas sim «pontos» que representem desafios aliciantes, como subidas exigentes (várias, de preferência...), por exemplo. Bons exemplos são as clássicas dos Muros e dos SuperTrepadores que realizámos nos primeiros meses do ano, ou as três subidas de Montejunto, que agradaram bastante a todos os que participaram. Se acrescentarmos a elas mais alguns quilómetros (têm pouco mais de 100), para se aproximarem dos 140/150 km (por exemplo, mais kms a rolar no início ou transições mais longas e não necessariamente maior desnível) e logo se ultrapassariam as 5 horas de pedal: uma dura jornada. Creio que a proximidade de um mini-colosso como Montejunto é desaproveitada ao longo de tantos meses do ano. Penso sempre em fazer uma supertirada aí, não como treino, mas como desafio de superação individual, de preferência em grupo...
    Como sabem, adoro subir e todos os desafios nesse terreno cativam-me de imediato. Por isso, fico à espera de iniciativas, de sugestões. Pensem em percursos «picantes» que possam ser realizados numa manhã inteira de sábado ou domingo, saíndo bem cedo (7-7h30) e terminando o mais tardar 13h00 (são 6 horas... é quase uma clássica do ProTour).
    Que acham, Xico, Vasa e Rocha? Penso que juntaríamos mais alguns que gostam destas andanças e fazíamos o gosto aos... pés!
    Mas repito, poupem-me até finais do mês, pois desta vez a «fraqueza» apanhou-me bem e tive de fazer «reset». Agora tenho de ir subindo... devagarinho. Mas conto não demorar muito a entrar nos eixos. Se não o conseguir, então terei mesmo de fechar as portas ao ano.

    No domingo encontramo-nos.
    Abraço

    Ricardo

    ResponderEliminar
  22. A serra!

    A serra da Estrela exerce um fascinio especial sobre quem a visita. Para quem a aproveita em fins desportivos oferece um desafio sempre a respeitar. Por muito boa forma física que se apresente à partida caso não se pague o tributo que se lhe deve é-nos cobrada a respectiva factura.

    Subir as 3 vertentes da forma que estão a considerar parece-me um treino demasiado especifico para as minhas características. Quero com isto salientar que se estão a colocar todas as dificuldades num espaço de terreno curto para um intervalo de tempo relativamente pequeno.
    Fazer cerca de 15 Km e começar logo a subir pela Covilhã é bem mais violento do que aquecer as pernas em 45/50 Km desde a Guarda até à Covilhã sem dificuldades de relevo a assinalar.
    Depois de subir até à Torre pela vertente da Covilhã o melhor é descer para Seia ou Gouveia e fazer alguns Km entre estas localidades antes de subir para o lado de Manteigas.
    A 3ª escalada, na minha opinião deve ser directa, ou com uma paragem relativamente curta, para enfrentar a súbida final sem pensar demasiado no assunto...

    Eventualmente dá-se a volta por concluida, descendo novamente para Manteigas ou podem fazer-se mais uns Km até Valhelhas (caso se desça pela Covilhã o raciocinio é identico) só para "limpar" as pernas.

    Caso a vontade seja muita e ainda não esteja saciada pode-se sempre subir até à Guarda por caminhos já abordados em posts anteriores. Só são uns 25 Km...

    Para mim seria melhor a sugestão que fiz no outro dia, mas se a maioria optar por outra vertente estou convosco!
    Abraços

    ResponderEliminar
  23. Rocha,
    Por mim pode ser. Até me oferço para ir ao encontro do Vasa no Gradil e subir para a Malveira para nos juntarmos contigo.
    O problema é que pode haver algum atraso e aquele pessoal às 08h30 m desaparece mesmo que ainda esteja alguém nas bombas da BP...

    Vasa está nas tuas mãos!

    ResponderEliminar
  24. Companheiros,
    Aproveitando a ideia do Ricardo vamos lá (Montejunto) em 19/07/2009. Serve-me como base para o fim-de-semana seguinte em que vou para a Guarda para mais uma pequena odisseia pessoal.

    Ricardo és melhor companhia a subir calminho... eu agradeço!

    O Vasa quer começar a fazer treino especifico, o Chico para subir está lá e o Rocha não diz que não! Não se fala mais nisso, está adjudicado.

    ResponderEliminar
  25. Pessoal tenho de ir convencer o meu garoto a ir para a cama.

    Se o próximo(a) for como este dou em doido!
    Era bom que já andasse de bicicleta assim enquanto o cansava ia fazendo uns treinitos...

    Chico, boa súbida da Foia. Isso é para fazer tudo em 53!

    ResponderEliminar
  26. Ontem andei a ver fóruns grátis e a testá-los.
    Acho que encontrei um que pode servir-nos. Ando às voltas com o aspecto gráfico.

    Ricardo, de facto disseste tudo! Eu também começo a pensar assim. O desafio é participar, não é descarregar. Penso que o ambiente daquele dia em que fizemos Montejunto 3 vezes demonstra o espírito certo a ter. Quem está bem continua...Mas espera lá no alto!

    Manso e Rocha, eu também pensava e tinha pavor às subidas longas, mas depois da Serra, vi que até não me portava mal. Desde essa altura subo muito melhor. Perguntem ao Chico, eu era uma lástima a subir. Penso que psicologicamente ajuda saber enrolar bem as pernas em andamentos leves, para além do facto de fisiologicamente, não se formar tanto acido láctico!

    ResponderEliminar
  27. Além disso Manso, temos combinado o "estágio" da Guarda, no qual se baseia este tópico, em que muitas vezes andaremos a 1000 metros de altitude durante bastante tempo. Se levarmos uma BTT então teremos muito mais alternativas pelos trilhos que existem no planalto da Serra, mais próximo da Guarda!

    ResponderEliminar
  28. Boas Vasa

    Relativamente ao estágio na Guarda só pode ser em estrada. Vendi a bicicleta de BTT... por material para a de estrada!

    Eu sugiro que a decisão final, relativamente ao percurso da Serra da Estrela, seja tomada depois desse nosso estágio (lá para 20 de Agosto).

    Testamos a parte da vertente da barragem do Caldeirão até Valhelhas e depois logo se vê...

    E para amanhã? Como é que queres fazer? arrancamos mais cedo e vamos pela Malveira ou vamos pelo Sobral?

    ResponderEliminar
  29. ok,

    Conforme combinado vou ao teu encontro em direcção a Torres

    Ás 8h00 devo estar a passsar pelo Gradil

    ResponderEliminar
  30. Isto está a parecer-me bem... Estágios para treino e reconhecimento para escolha do percurso. Não tenho como faltar ao repto de participar nessa tirada serrana, que, qualquer que seja o trajecto, será certamente eleito após criteriosa ponderação. Estou a brincar! Ficarei ansiosamente a aguardar o percurso (e os seus pormenores, principalmente a distância, o número de subidas e o seu tipo, e o desnível acumulado - para deste modo adaptar o treino) e também a data da jornada. Entretanto, tal como vocês, até lá procurarei aplicar-me para me apresentar na melhor forma possível. No dia 19 creio que subir Montejunto poderá ser um bom teste, embora, pelas minhas contas, nessa data ainda estarei longe do ideal. Estou 10/15 pulsações em média acima da forma e vai durar até regularizar. E ainda nem sei se recuperarei os níveis de resistência ao esforço intenso (que estiveram na base da quebra na altura do Cubino).
    Para tal, vou-me inspirando nos bravos do Tour... Aquilo promete!

    Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar