sexta-feira, 19 de junho de 2009

Gloossário de Ciclismo


A

Abanicos: disposição dos corredores numa corrida numa zona de fortes ventos laterais e de costas que podem fragmentar o pelotão.

Aguadeiro: ciclista encarregado de reabastecer de água os seus companheiros de equipa.

Arriveé: Meta [em francês]

Autocarro: grupo de corredores atrasados que se forma, regra geral, nas etapas de montanha procurando, em conjunto, evitar chegar “fora do controlo”. Também denominado de “gruppetto”


B

Bidon: [origem francesa] garrafa de plástico transportada na bicicleta e que permite o reabastecimento líquido do corredor.

Bonificação: atribuição de bónus de tempo aos primeiros de cada etapa ou numa meta-volante

C

Carro-Vassoura: veículo que segue sempre o último corredor em cada corrida. Transporta ainda os ciclistas desistentes. A palavra original é francesa: “voiture balai”

Cadência: número de revoluções (voltas de pedal completas) por minuto. Exprime-se geralmente em rpm (ex: 90 rpm).

Camisola amarela: símbolo de líder envergado pelo primeiro da classificação geral numa prova por etapas.

Caravana publicitária: conjunto de veículos que publicitam marcas e/ou distribuem brindes. Cumprem o percurso integral da corrida antes da passagem dos ciclistas.

Chefe-de-fila: o melhor ciclista da equipa e em redor do qual as tácticas são delineadas.

Clássica: prova de um dia, geralmente disputadas na Primavera.

Conta-quilómetros: pequeno aparelho electrónico geralmente preso no guiador e que mede as distâncias efectuadas, a média horária, o tempo de corrida, a velocidade máxima atingida, etc.

Contagem de montanha: subida classificada numa dada categoria (desde a 4ª cat, a mais acessível; 3ª cat; 2ª cat; 1ª cat; até a uma subida de Categoria Especial, a mais difícil). Em francês, col.

Corte: Fraccionamento do pelotão produzido por uma queda, acção do vento ou por um ataque de ciclistas.

Criterium: corrida em forma de circuito, geralmente com menos de 100 quilómetros de extensão e com elevado número de voltas.

D

Director-desportivo [do francês, Directeur sportif]: Nome atribuído ao director da equipa que acompanha a corrida no carro de apoio. É sobre ele que pesam as opções tácticas e as estratégias durante a corrida. Viaja, geralmente ao volante, acompanhado de um mecânico no banco de trás sempre pronto para dar apoio num incidente mecânico.

Doméstico (domestique): corredor cuja principal função é apoiar o líder da equipa. No desempenho das suas funções de apoio em corrida pode transportar água e alimentos para os demais companheiros, dar a sua bicicleta ou uma roda ao líder que sofra uma avaria. (o m.q. gregário, equípier ou aguadeiro).

E

Etapa: numa prova por etapas, uma etapa é a ligação quilométrica entre dois destinos.

Etapa-rainha: a mais exigente ou mais conhecidas das etapas numa prova. Por regra assinala a principal etapa de montanha ou aquela que passa no ponto mais alto.

F

Fora de controle (chegar): ultrapassar o tempo limite de conclusão da etapa desde a chegada do primeiro ciclista à meta. Significa a expulsão da corrida.

G

Geral individual: classificação mais importante e que determina o vencedor da prova após a soma do tempo total de corrida. Quem tiver feito o percurso em menos tempo…ganha.

Geral por equipas: soma dos tempos totais dos três primeiros corredores de cada equipa.

Gregário (m.q. equipier ou aguadeiro)

L

Lanterna vermelha: o último corredor da geral individual numa prova por etapas.

Lenticular (roda): roda compacta usada nos contra-relógios para ganhos aerodinâmicos.

M

Mudança (traseira ou dianteira): mecanismo que guia a corrente e permite a mudança de carreto.

N

Neo-pro: ciclista que se encontra no seu primeiro ano como profissional.

Neutralização: na ocorrência de um incidente de percurso meteorológico ou de outra natureza a corrida por ser neutralizada pelo Colégio de Comissários e retomada, na sua forma competitiva, logo que as condições o permitam.

P

Palmarés: historial de principais sucessos desportivos.

Pelotão: o grupo principal no qual seguem o maior número de ciclistas.

Pro Tour: circuito internacional das principais provas de ciclismo internacionais com equipas, ciclistas e rankings próprios deste “escalão”.

Pulsómetro: instrumento semelhante a um relógio que mede a frequência cardíaca do ciclista.

R

Rádio Tour (Radio Volta): a frequência interna de rádio que relata a corrida para os Comissários, Directores-desportivos e demais elementos da caravana.

Rolador: ciclista possante cuja características lhe permitem manter um ritmo forte e constante em terreno plano e com vento frontal.

S

Sapatada: ataque decisivo de um ciclista, normalmente em subida, deixando todos os adversários sem resposta e/ou em dificuldades para acompanhar.

Service: (”em serviço”) Calão usado por um ciclista que transporta água para os companheiros de equipa e que avisa os restantes corredores a fim de lhe facilitarem passagem.

Sprint: (chegada ao sprint) no qual vários corredores agrupados ou em pelotão discutem, até aos últimos metros, a vitória.

Sprinter: tipo de corredor cuja principal característica é sua velocidade e acelerações de ponta.

T

Trepador: corredor cujo terreno predilecto é a alta montanha.

Todo-o-Terreno: ciclista cuja características se adaptam a qualquer tipo de terreno e/ou função

Z

Zona de abastecimento: área delimitada no percurso entre dois a quarto quilómetros no qual é permitido o abastecimento sólidos aos ciclistas que o recolhem, sem parar, em sacos distribuídos pelos massagistas da equipa.


1 comentário:

  1. Treino Domingo saida as 8:00 hrs de casa do xico Carvalhal ao encontro do Manso, do Rocha e do João Santos. O Gaspar tb vai. apareçam tragam amigos.

    ResponderEliminar