terça-feira, 16 de junho de 2009

Mas ele é só ciclismo?


Os meus amigos da Noruega da Team Bacalau, no Loch Ness, no dia cultural

Olá a todos,

Este é um espaço sobre ciclismo. Não quer dizer que tenhamos de falar só de ciclismo.

Por isso vou também partilhar algumas fotos de uns cursos que tirei. Outdoor Learning ou como se chama em Portugal formação outdoor, baseado em técnicas de aprendizagem experiencial (aprender fazendo ultrapassando limites auto residentes em cada individuo). A aprendizagem Experiencial é um método que se baseia na forma natural como o ser humano aprende. Permite que cada individuo seja introduzido no processo de aprendizagem, sendo ele mesmo que o conduz. Baseia-se num sistema de desafio por escolha, que devidamente facilitado (orientado) produz aprendizados muito mais duradouros e ricos, comparados com o sistema tradicional de formação em sala.

Conceitos como liderança, condução de equipas, direitos humanos, mudança comportamental, incremento e noção de equipa, têm mais resultados porque transpõem as barreiras da teoria.

Permite, através de exercícios e situações, a pensar "fora da caixa" para além dos modelos tradicionais, com pequenas armadilhas mentais, em sistema de passo a passo, seguindo a metodologia, atingindo factores de excelente performance como vêm nas fotos. Realço que ali estavam senhoras com idades a rondar os 60 anos, que se excederam face às primeiras expectativas.

Por isso estes métodos têm tanto sucesso desde a aprendizagem de línguas até ao desempenho de equipas nas empresas, desporto, ONG's, escolas, prisões, e no sector militar.

Pena que muitas empresas em Portugal que dizem fazer formação outdoor, vendam gato por lebre! O que realmente fazem é gincanas!

Tudo começou na Escócia, por isso fui lá aprender:


Vamos aprender fazendo


É possível

O complexo de estruturas de High Ropes e Low Ropes está preparado exclusivamente para formação


O local pertence ao estado e serve exclusivamente para formação educacional


Nos cursos internacionais é obrigatório um dia cultural


4 comentários:

  1. Boas Vasa,

    Isso que tu tens no bolso de vez em quando chama-se telemóvel e serve para fazer e receber chamadas!!!

    Como é que vai ser a volta de domingo?

    Estava a pensar em fazer uma tirada diferente. Do estilo de ficar com a lingua de fora aos 150 Km! Só para variar...
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Pois é Feliciano da Vasa desde donimgo que tento falar contigo mas ... não há maneira de conseguir, será que tambêm não recebeste as mensagens ? abraço



    Xico

    ResponderEliminar