sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Obrigado pelo convite, aceito o desafio

Fez-me o Feliciano Ferreira chegar o convite para colaborar neste Blog. Não nos conhecemos pessoalmente - provavelmente já nos cruzámos dezenas de vezes, tantos são os anos que ambos levamos de Ciclismo - mas não nos conhecemos pessoalmente e, creio, apenas uma única vez (e eu ainda não cumpri o prometido) falámos ao telefone.

Para quem não sabe quem sou... o nome é Manuel José Madeira, sou Jornalista de profissão (no Jornal A BOLA), com 15 anos ligados ao Ciclismo. Há quatro que, por motivos que não interessam, o meu nome deixou de aparecer ligado à modalidade, o que não significa que tenha deixado de a acompanhar e de me manter informado.

Defendi, no meu próprio Blog, a exiquidade da formação de um bom projecto ciclista, em termos profissionais, na Zona Oeste. Não mudei de opinião.

Afinal de contas, mesmo não esquecendo - seria crime lesa-ciclismo - nomes como o lordelense Ribeiro da Silva, do bairradino (mais por afinidade do que por nascimento) António Alves Barbosa, dos algarvios José Martins, o primeiro, ou Jorge Corvo, do minhoto José Martins, o segundo, ou do feirense Fernando Mendes (não posso ser exaustivo), de onde são, ou foram, no caso maior do Ciclismo luso, e refiro-me a Joaquim Agostinho, naturais algumas das lendas da modalidade no nosso país?

João Roque, António e João Marta, Carlos e Nuno Marta... também mais por afinidade à região do que exactamente por daí serem naturais, Orlando Rodrigues, Vítor Gamito, Hugo Vítor, Hélder Miranda...

A Região Oeste sempre foi uma verdadeira cantera e, tanto quanto julgo saber, a tradição não se perdeu.

Aceitando o desafio, passo, a partir de agora, a fazer lobby pela criação de um grande projecto profissional nessa Região que já teve sedeada uma das melhores equipas nacionais de sempre, a Sicasal-Acral que nasceu, para quem não sabe ou se não recorda, no seio do Sport Clube União Torreeense.

E temos a Malveira - com Túlio Pereira - e outros exemplos.

Como tenho o meu próprio espaço de Opinião, aceito colaborar no Voltas ao Oeste como simples observador e, se os leitores deste Blog assim o entenderem, e os seus responsáveis não se importarem, como 'consultor'. Explicando: se tiverem dúvidas, se acharem que eu os posso ajudar... façam o favor de pôr as vossas questões. Tentarei responder a todas elas.

Não termino esta minha primeira intervenção no Voltas ao Oeste sem, uma vez mais, agradecer o convite. Espero não vos decepcionar.

Um grande abraço para todos.

Manuel José Madeira

3 comentários:

  1. Olá boa noite sr. Manuel José Madeira, obrigado por participar no blog do meu grande Amigo Vaza
    isto deve ser uma surpresa por parte do Vaza , assim é que é. Estou contemte e claro que pode e deve participar no "Voltas ao Oeste" sempre como consultor como amigo e até quem sabe como nosso acompanhante, sim por que não acompanhar-nos numa das nossas saídas de Domingo... fica a ideia ... o Vaza já me tinha falado sobre o sr. olhe ainda bem que interessa por esta causa é sinal de que há pernas para andar. Força e um abraço.

    Xico Aniceto

    ResponderEliminar
  2. Olha o amigo Madeira por aqui. Força na pena (tecla) que tem muito para transmitir.

    E já agora não esqueça os anos que a equipa passou pelo Bombarral. Olhe que á semelhança do seu clube, o Sport Club Escolar Bombarralense tem uma roda de bicicleta no emblema.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Sinto-me lisonjeado por ter aceite o convite que muito nos preza. O seu conhecimento será deveras importante como consultor, colaborador, amigo.

    Obviamente que embora, não nos tenhamos encontrado ainda, (já houve várias intenções fustradas) a minha confiança em si prevalece, pelas suas opiniões que confirmam alguém altivo, justo, inteligente! Coisa rara nos dias que correm.
    Gostava também de o ter brevemente na nossa companhia, escrevendo, dando a sua opinião, porque em breve abrirei o pano sobre o projecto Oeste Pro Cycling!

    Obrigado Madeira.

    ResponderEliminar