sábado, 8 de agosto de 2009

Super Classica Serra da Estrela 2009 Guarda Torre Guarda

Ainda não tive tempo para fazer um bom cartaz sobre esta tirada.

Já decidi qual o percurso e o dia, depois de em conjunto, ponderar todas as opiniões expressadas no blogue e em conversas particulares.

O dia será:

Domingo 23 de Agosto.

Cidade escolhida para concentração: Guarda

Local de concentração: Rotunda no final da Avenida de São Miguel com a Avenida da Estação

Hora da concentração: 8:00

Percurso: Podem ver no mapa.


Ver mapa maior

Localidades que "visitaremos":

Guarda 3ª Cat
Valhelhas
Manteigas
Torre Cat especial (neutralização)
Seia (neutralização)
Santa Comba
Gouveia
Penhas Douradas 1ª Cat (neutralização)
Manteigas (reasbastecimento)
Valhelhas
Fernão Joanes
Trinta 2º Cat
Chãos
Guarda 1ª Cat

Espera-se Sol durante todo o dia com temperaturas a rondar os 24º médios. Vento fraco.

Precauções: O percurso engana muito. A primeira dificuldade apresenta-se na subida para a Guarda que deverá ser feita em ritmo de aquecimento. Desde a Guarda até Valhelhas é quase sempre a descer, mas dá para enrolar a taleiga! Até Manteigas teremos falso plano num vale que normalmente sopra de Oeste, portanto de frente.

A subida para a Torre começa com muita inclinação na saída de Manteigas que depois estabiliza. O piso está duro, o que incomoda e pesa nas pernas, só suavizando após a curva do Parque de Campismo. Até ao alto da Torre o piso é bom mas as pendentes acentuam-se mais.
Extremo cuidado será necessário na longa descida até Seia. Recomenda-se que levem coletes e manguitos, ou que adquiram um jornal num restaurante na Torre para colocarem no peito. De Seia até Gouveia é recomendável repor líquidos e alimentar bem o estômago. Gouveia estará próxima com a sua aproximação difícil nos metros iniciais. Penhas Douradas será local para neutralização. Até Manteigas cuidado redobrado devido às suas curvas acentuadas. Após Valhelhas teremos uma subida de 2ª Cat que engana muito. A subida pode ser feita em taleiga mas haverá quem se arrependerá! As pernas e os quilómetros irão pesar nos metros finais, após passarem por Fernão Joanes. Desce-se novamente para a Barragem do Caldeirão onde serão presenteados com mais uma vista magnifica. Nova subida com uma rampa pronunciada até à EN16. Sempre a subir até à Guarda com as reservas no limite.

Ritmo livre apenas para: Manteigas-Torre; Gouveia - Penhas Douradas

Acreditem que vão precisar uns dos outros após Valhelhas!

No Sábado anterior haverá uma volta em que iremos da Guarda até Mizarela para aquecer as pernas.

3 comentários:

  1. Tudo bem, Vasa? Quantos quilómetros são a super-clássica? 197, como consta do mapa do Google?

    Abraço
    Ricardo Costa

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  2. Amigo Vasa, o reparo é o mesmo que fiz desde o início: é preciso ter muito cuidado com grandes quilometragens em montanha. São muitas horas «naquilo», neste caso 7-8 (sem contar com paragens), são demasiadas para se fazer num grupo que deverá ser pequeno. Falo por experiência própria, das clássicas no estrangeiro, onde há uma diferença fundamental: o pelotão é incomparavelmente maior, o que permite andar quase sempre protegido. Por isso, depende muito do número de participantes, o qual determina a nível de economia/gasto de energia, principalmente nas transições planas ou em terreno misto, mais até que em subida e naturalmente que nas descidas.
    Mais: com tão grande distância/tempo de esforço há muito mais probabilidades de alguém (ou mais) passar mal, e com isso tornar a superação de «obstáculos» de montanha muito mais difícil, senão impossível.
    Já tens ideia mais ou menos quantos alinharão? E todos sabem ao que vão? (Eu incluído, não tenho certezas. Não posso tê-las, mas quem poderá?)
    De qualquer modo, uma vez que me sinto bastante melhor, não irei perder oportunidade de estar nessa autêntica aventura - porque é assim, de facto, essa super-clássica.

    Outra coisa: como é que estão a pensar fazer os abastecimentos, porque não é possível/viável transportar alimentos/líquidos suficientes para uma distância tão grande: nas paragens previstas (com recurso a cafés, pastelarias) ou com carro de apoio?

    Abraço
    Ricardo Costa

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