quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Peninha de Sintra DOM2AGO2009


Ver mapa maior

Quando ao telefone, o Xico sugeriu uma ida a Sintra, senti uma frieza no estômago.
Recordava-me da ultima vez que tinha lá ido, com bastantes furos abaixo do que era habitual.

Combinámos o encontro, embora nesse dia a vontade e disposição fosse quase...digamos nula! Venceu a palavra de honra, como é habitual. Curiosamente após termos cruzado com o Manso para seguirmos via Malveira, Igreja Nova, comentávamos a disposição que ambos partilhávamos. Quando assim é, a homogeneidade nivela os andamentos.

No percurso aconteceu o insólito que nem me atrevo a retratar, pois o Manso fez isso com muito mais humor:
"Com a surpresa da presença, na volta de hoje na subida de Vila Franca do Rosário, "do pequenao anão de tamanho médio, eufórico" e da respectiva patroa, capaz de fazer voltar as cabeças de 3 tristes ciclistas acabados de se reunirem, mulher esta que aparentemente fazia jus ao termo "Maria vai com os outros que ele deixa, não se importa e até apoia", retratos bem diferentes de um Portugal profundo e distante de todas as preocupações do poder central, a volta ficou marcada, definitivamente, por considerações que aligeiraram a seriedade do restante percurso e impediram-me de fazer a sugestão para a incursão serrana!
O fantástico é que de um encontro tão fugaz resulta conversa para tanto tempo... estamos todos a precisar de férias! "

O Manso que partilha da nossa motivação de conhecer novas estradas e descobrir novas dificuldades para superar, lembrou-se do Carvalhal de Mafra. Lá descemos com um piso totalmente renovado. Época de eleições e o Ministro dos Santos não brinca em serviço!

Almorquim era a subida que despertava curiosidade no amigo Manso. Também com novo pavimento, agora está mais fácil. Fez-me lembrar as vezes que eu e o Joaquim Gomes passámos por essa pendente, comigo a arreganhar os dentes. Por esse motivo, avisei toda a gente:
-Pessoal esta subida engana. Acataram a sugestão, tendo em consideração que surgia na nossa frente, após saída da localidade, uma rampa que mete medo. Pelo menos a quem, desalmadamente, arranque forte no inicio da subida.

Ultrapassada a pendente que suaviza no final, trocámos várias temas de conversa.
Não vou aqui revelar o conteúdo, mas os mexericos, a dor de cotovelo ainda impera em muitas mentes da nossa praça. Se querem saber a pastilha que tomamos é a Gorila! Qualquer dia, se esses mesmos que falam nas nossas costas aparecerem podem saborear também o sabor a: morango menta, etc.

A aproximação a Sintra foi, como não podia deixar de ser comandada pelo Manso a imprimir o habitual andamento digno de um rolador de excelência. Admiro o Manso por várias razões, mas no plano desportivo saliento a sua prontidão para colocar a peito ao vento. Se dizem que eu rolo bem o que dizer do Manso...Voa literalmente, é o Cancelara! Se houve poucas vezes que a rolar tive de cerrar os dentes, algumas foi com o Manso!

A subida de Sintra foi desta feita efectuada comigo no comando em direcção à rotunda da EN9, pela Estrada dos Meninos. A frescura das árvores convidou a ritmo digamos...acelerado. Tínhamos decidido que iríamos subir pela Lagoa até à Penhinha. Já não me recordava das duas rampas da subida da Lagoa, onde na primeira o Xico arrancou com grande determinação, e o Manso me largou na segunda, após "atacar" tentando uma aproximação ao Xico, esquecendo-se que a subida não acabava tão cedo. Resolveu esperar por mim e acompanhar-me até ao final. Próximo de um cruzamento, antes de Malveira da Serra, parámos e conferenciámos, algo que não daria para fazer em grupos grandes.
-Epá, onde irá isto dar...comentavam o Xico e o Manso.
-Lá acima não, respondi eu enquanto avistava os Capuchos, olhem vamos arriscar logo se vê. Concordaram e fomos presenteados com umas das subidas mais bonitas que já fiz. O Xico como de costume meteu o passo e resolvi não descolar. No final, ficou decidido por todos que iremos um destes dias fazer uma volta exclusivamente em Sintra, descobrindo subidas e descidas nesta serra.

Giro era as Marias irem connosco, passeavam-se em Sintra e ao almoço reuniam-se connosco para almoçar-mos todos. Fica a sugestão!

6 comentários:

  1. Oi camaradas. Tive pena que não tivessem alinhado connosco no passado domingo, a nossa volta também foi bastante interessante, principalmente pelo tamanho do pelotão e a vontade, quase unânime, que tudo corresse bem.
    Caro Vasa, partilho da tua apreciação às qualidades desportivas (e humanas) do amigo Manso - que é Cancellara desde há muito tempo. Aliás, o seu cognome paga direitos de autor, ehe! Um abraço a ele - que tanta falta faz ao nosso grupo! A propósito, compreendo as razões do seu «afastamento», ora se percebo!, mas creio que ainda estamos a tempo de mudar as coisas... mesmo que demore tempo. Aliás, agora tenho a certeza de que a virtude está no meio (termo), mas que é muito mais conveniente conveniente estar mais um pouco mais para o «menos», que para o... «mais»!
    Já agora, no próximo domingo também vamos subir o Carvalhal (vertente para a Igreja Nova). E como está o «programa» para a Serra?

    Abraço
    Ricardo Costa

    ResponderEliminar
  2. O programa vai ser antecipado, para a segunda semana de Agosto. Estamos a apontar para o dia 23 fazermos a Super Classica da Serra da Estrela. Eu e o Manso faremos um estágio uma semana antes...eh, eh, eh. Na verdade vamos explorar as vertentes à volta da Serra e arredores da Guarda!

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Contem comigo. Já decidiram o percurso, a distância? Era conveniente anunciá-lo o quanto antes.

    Ricardo Costa
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Boas pessoal!

    Finalmente, consegui concluir as tarefas que me fizeram adiar as férias durante uma semana! Já andava algo stressado com os prazos que tinha... e finalmente nestes derradeiros dias tudo saiu conforme planeado, desde que descontados os pequenos acertos de última hora...

    Por este motivo ainda não tinha tido disponibilidade, principalmente mental, para me juntar à vossa lareira e mandar umas achas para a fogueira!

    Em primeiro agradecer os vossos comentários e dizer-vos que prefiro um "low profile" que se identifica mais comigo...

    Vasa e Chico,

    Boa volta a de domingo!
    Por diversos motivos. Desde a falta de vontade de sair de casa (neste caso dá imenso jeito ter um compromisso agendado...), passando pelos diversos momentos de boa disposição e pelo aspecto desportivo.

    Curiosamente o ritmo da volta foi relativamente baixo, exceptuando as súbidas sempre feitas em bom andamento.
    Vila Franca foi um bom aquecimento, a 2ª parte da súbida de Almorquim foi penosa para mim... Quando é preciso rotação ainda tenho muito que aprender!
    A súbida de Lourel para Sintra, liderada por mim, penso que foi a bom ritmo e a saída de Sintra para Cascais, liderada pelo Vasa, foi sempre em crescendo de ritmo, sendo o final de muito bom nível (quase parecia um sprint em equipa com o pessoal todo junto).

    Na súbida da Lagoa o Chico largou-nos, (Chico da próxima dá-nos uma ajuda de modo a seguirmos na tua roda pá!), e após a neutralização a 2ª fase da súbida foi muito difícil para mim. Não conseguia arranjar ritmo para vos acompanhar e ia desconfortável pelo que vos moderei a velocidade de súbida.

    Passada Sintra fomos fazer uma súbida em Anços (rampa tipo Cheleiros!) comigo a entregar a alma ao criador, logo na 1ª centena de metros...
    Curiosamente neste tipo de rampas o Vasa consegue uma rotação fabulosa e penso que foram os 2 até ao final.
    Hora coca-cola no café da esquina e direcção estação de Mafra. Daqui até Alcainça em ritmo canhão. Apenas interrompido pelo telefonema que recebi, de resto comigo e com o Chico em pedaleira grande e o Vasa na sua rotação característica, sem ninguém descolar. A chegada a Alcainça foi... um alivio!

    Contrariamente ao habitual, virei logo em direcção a Mafra, em vez de ir até ao Gradil.
    Motivos - Algum cansaço e principalmente as virilhas em carne viva devido a uma erupção cutânea que ainda perdura e já me anda a preocupar! Já lá vão 3 semanas e vai continuar a contar...

    Agora o próximo desafio - férias e Serra da Estrela!

    Ricardo,
    Penso que o Vasa deve estar a preparar alguma informação acerca deste assunto. Amanhã vamos dar uma volta juntos e devemos abordar o assunto...

    Abraços e até um dia destes! mais gordinho e mais escurinho...

    Chico, bom trabalho para amanhã e boa festarola no domingo... vai com calma que assim ficas mais "mansinho" e a malta agradece - eh eh eh

    PS - Já lá vão 18 dias sem fumo!!!!

    J. Manso

    ResponderEliminar
  5. Boas pessoal!

    Esta semana tem sido 5*****,piscina,praia,grelhados e alguma lavagem de olhos pelos bares á noite,sim que um gajo é casado mas não tá morto é claro!
    Em relação ao VICIO é uma semaninha de total descanso,se calhar vem na melhor altura porque a forma essa não sei onde ela anda há já algumas semanas e pela agressividade da volta de domingo(PINABIKE)o melhor é tar dentro de água!!!

    Já sei da vossa aventura(xico,vasa,manso),com o anão é só rir...
    depois amargaram o riso com o que subiram deve ter doído um bocadinho.

    Sobre a volta da SERRA,o mais certo é não poder ir, visto já ter terminado as férias nessa altura.

    Manso,domingo pode ser que nos cruzemos no auto-estrada eheheh.
    Boa semana cá em baixo que o tempo tá a loucura.

    Abraço e boas pedaladas para quem poder.
    ROCHA

    ResponderEliminar
  6. Um abraço companheiros.

    tanbem eu gostaria de ir até á serra,mas felismente estou de férias na costa vicentina(porto covo).
    Só nos voltaremos a encontrar em setembro.

    grande abraço

    Carlos Gomes

    ResponderEliminar