sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Noticias que preferia nem saber

Todos sabemos como é o bicho homem.
Uns mais verticais, outros menos. Uns mais solícitos, outros menos. Uns mais altivos outros menos. Uns mais gratos outros menos.

Permitam-me este desabafo que tenho aguentado...

De facto o que mais me custa é a ingratidão e senti-la na pele, literalmente. Nunca espero nem quero vassalagem após ajudar, mas sinto-me também muito triste com a falta de visão, isto é, a inteligência de muita gente (xico esperteza), a sua visão estratégica (ou melhor a falta dela) e a ingratidão!

Hoje soube, por ironia do destino, em conversa com um contacto de patrocínio, que mantive em tempos, que vários ciclistas que ajudei, andam agora a contactar patrocinadores para fazerem uma equipa...com alguma gravidade à mistura (pela postura) segundo me apercebi e me foi comunicado.

Durante o processo OesteProCycling, nome que foi sugerido pela equipa de trabalho, houve um entusiasmo contagiante, pese embora, a minha opinião relativamente ao timing.

Os ciclistas vieram recomendados, contactaram-me, no sentido de os ajudar. Mostrei o que tinha, alguns contactos já desenvolvidos inclusive, que estavam programados para prosseguir em 2010.

O que eles tinham...estavam no desemprego, tinham currículo como atletas e a vontade de criarem uma equipa, nada mais!

A surpresa foi a necessidade de acompanhamento e escassez de ideias! Pior, nem dados souberam fornecer relativamente ao staff técnico, quando solicitados, como se esperaria de uma equipa de trabalho, mostrando-se sempre "desconfiados". Nem na elaboração da proposta ou ideias inovadoras souberam contribuir. Tudo muito estranho, pese embora o esforço em conseguir avançar, o entusiasmo mais de uns do que outros, (normal nestas coisas) que saliento.

Um deles, deu uma machada como ninguém, colocando em risco todos os outros e obviamente o projecto. Nem estimativas de retorno, plano de marketing, plano de comunicação, plano financeiro, (sabem lá o que isso é), processo de candidatura da FPC, seguiram e muito menos contribuíram. Sou agora informado de que querem fazer uma equipa novamente...com o quê, qual proposta...obra registada e bem registada...bem abrangente...(atenção ao plágio). Ah ,com novas pessoas, cuidado...

A certa altura apareceu uma suposta figura influente no universo politico que apenas nos colocou a falar com assessores (um apenas). De pouco ou nada serviu...acho até que atrapalhou, exibindo sempre a a sua pose de entendido e bem falante!

Sabiam, caros leitores, e permitem-me este desabafo no meu/nosso espaço, que coloquei contactos da minha esfera pessoal ao barulho, desde políticos nacionais que ajudaram a desbloquear e fomentar reuniões, jornalistas e amigos, empresários, directores de marketing, em persistência contínua, gastando muitos euros ao telefone, deitando-me tarde para acabar o projecto para ter números reais a tempo, apresentações, colocando mesmo o meu posto de trabalho em risco, em prol da causa e do interesse deles, e no final, nem um obrigado tive?

Pois é, nem um obrigado. Nem a demonstração disso sequer!

Pior, ouvir da arrogância e pequenez que algumas portas se "abriram" pelo "santo" nome dos ciclistas envolvidos, é no mínimo desprezar o trabalho de todos aqueles que se solidarizaram de modo voluntário com o projecto, cedendo o seu tempo, trabalho, dedicação e motivação.

Enfim, ainda o processo não se tinha desenrolado em termos de media e já havia contactos...embora adiados para 2010 como estava destinado, inicialmente! A iniciativa veio apenas antecipar o processo Oeste Pro Cycling. Que fique claro!

Quando verifiquei que o abandono de um dos atletas foi comunicado por este, em cima do acontecimento (que sabia de antemão à vários dias) sem nos dar oportunidade prévia para fazer um comunicado, tudo ficou claro...das intenções, que se compreendem, (cada um tem de tratar da sua vida, garantir a sua subsistência), mas também precisa de pensar nos outros!

Mas este é o tipo de gente que quer obter a confiança de um patrocínio, do dinheiro dos outros, para o fazer render?

Quem é que no seu perfeito juízo aposta em ex-ciclistas que andavam no mesmo circuito que deu origem a vários casos, como temos vindo a constatar ultimamente (e outras coisas mais que...)?

Quem é que no seu perfeito juízo aposta em grupos de pessoas que sonhavam (ou fizeram mais do que isso?) tão alto que mais uma vez gorou-se um projecto em marcha que seria de continuidade para cinco anos tendo apenas durado dois...sabem ao que me refiro, não sabem?

Costumo dizer, que se tivesse aquele montante e condições, muita coisa seria implementada com maiores retornos e dinamização e consequente continuidade...

Quem é que no seu perfeito juízo quer apostar num desporto que cada vez mais é de alto risco, por culpa dos seus envolvidos, com os actuais envolvidos...?

Estou errado?

Meus queridos ciclistas e ex-ciclistas profissionais, com iguais atitudes, deixem de brincar com as pessoas, aqui o PARVO, que foi na conversa e se preocupou com o vosso posto de trabalho fui eu! As outras pessoas estão atentas e têm ombridade!

Lembrem-se disso!

Agora compreendo porque no pelotão me foi comunicado que são conhecidos por Mafiosos.

Surpreendeu-me na altura os avisos, sobre possivelmente terem a sua situação garantida...sobre a alcunha de que eram conhecidos...mas agora conclui...Usaram-me.

Lancei o primeiro comunicado, lancei as duas pessoas, omitindo o meu nome, hoje estou arrependido! Confiei demais!

Quero salientar que no mundo dos negócios deve imperar a confiança! No ciclismo também devia ser assim.

Apenas pessoas de fora ou de dentro, que não estão "contaminadas" com as más praticas que existiram, podem ajudar a levantar a modalidade. Lembrem-se disso!

Lembrem-se também que gostava de ver mais equipas de ciclismo na estrada, com ideias inovadoras, contribuindo para o bom nome e projecção de Portugal, dando um enorme contributo positivo à modalidade, pelas sinergias que pretende colocar em acção!



VIVA O OESTE PRO CYCLING

Agradeço aqui a todos os que ainda acreditam no projecto e continuam a ajudar!
Agradeço aos que ainda aceitam reunir sobre ciclismo!

Estarei ao dispor para manter a mesma posição que defendi, junto de patrocinadores, fruto da minha frontalidade, agora não é a melhor altura para investir!

Muita coisa ainda está para vir a público!

Mantenho!

Estarei atento!

Atenção!

este é um artigo/opinião de ficção qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência

1 comentário:

  1. Hoje o barrete serviu a alguém, até me contactou...boa sorte!
    Não tentem saber mais do que ando a fazer...avançarei quando achar a altura certa...vocês também são bons e inteligentes, sérios, responsáveis e altivos!

    Obviamente que o Projecto Oeste Pro Cycling é demasiado inovador para algumas mentes, mas é o que, curiosamente, adopta modelos internacionais de sucesso, com excelentes retornos (não-martelados e justificados), adaptado à nossa realidade.

    Os desejos de bom sucesso. Não fiquem indignados por conhecerem o meu desabafo!

    Nós somos maiores do que isso.

    ResponderEliminar