sexta-feira, 4 de setembro de 2009

As Voltas e as aventuras Serranas -parte2-


Para lá de Pinhel, a norte, surge no horizonte um pico que se destaca da paisagem. É a Serra da Marofa que domina majestosamente Castelo Rodrigo.


A estrada de Pinhel até ao alto da Serra da Marofa está em óptimas condições e são mais de 15 Kms até ao alto da Serra, após atravessarmos a ponte do rio Côa na estrada nacional 221.

A pendente média é de 4 a 7 % aumentando até 10% em algumas rampas na serra. A paisagem mais uma vez é deslumbrante. Como desconhecia a subida acalmei o passo, pois parecia que nunca mais acabava.
Depois de chegar perto da rotunda que nos conduz ao alto, que dantes era um cruzamento para Castelo Rodrigo, tive a companhia de um grupo de ciclistas espanhóis que visitavam aquelas paragens. O vídeo com música está em baixo.

A subida é entre pinheiros, que proporcionam uma sombra fresquinha. Durante o ultimo quilometro existe uma via sacra, o calvário, que retrata os últimos momentos de Jesus Cristo. Existe uma peregrinação todos os anos que tem como pano de fundo esta serra com esta etnoculturalidade religiosa, como podem ver no vídeo. São as casinhas, que dentro retratam cada passo da via dolorosa.




No final do vídeo estão os três ciclistas que não consegui alcançar. Também está o fotografo de uma localidade de Espanha com o qual troquei algumas palavras. Perguntou-me se eu era dali. Disse que não, que era do Oeste, perto de Lisboa. Uma simpatia estes espanhóis!



Abraços a Todos

Sem comentários:

Enviar um comentário