quinta-feira, 28 de maio de 2009

Novos companheiros

Domingo foi dia de fazer horas e acompanhar novos "velhos" companheiros de estrada. O Nuno e o Gaspar ( que regressou de França com histórias de fazer partir o côco a rir), começam a dar as primeiras voltas mas apresentam um nível que convêm salientar muito bom. Quem os conhece sabe que gostam, tal como eu e o Chico, de carregar no pedal.
A volta foi realizada a ritmo moderado comigo a tentar recuperar a tal forma que tarda em aparecer. Por isso mantive-me quase sempre a puxar.
Fomos até Serra del Rei, passando pelo Bombarral. Óptima companhia que merece criar frutos.

Com vista às series de Super Classicas 2009 o "projecto" será fazer surgir a mesma filosofia das provas de resistência que existem no BTT. Lá fora são conhecidas por centenárias e rodam as 100 milhas. Daí que gostaria que este ano fossémos capazes de fazer a centenária da Estrela. Será preciso delinear um percurso que totalize as 100 milhas mas em montanha, neste caso, alta montanha.

Os treinos não têm sido uma aposta clara na intensidade mas antes na quantidade e qualidade dos quilómetros como podem ver na imagem.

Da ultima vez foram 5 horas em solitário com média de 28 kms/h. Boas sensações (ok, o limiar das 3 horas já se sabe, custa-me imenso), mas curiosamente no final fiquei com a sensação de poder fazer mais kms com uma intensidade ainda maior. Isto é, não houve lugar ao empeno. Há que melhorar a média e aumentar a quilometragem. Porque já fiz as mesmas 5 horas com média de 33Kms/h.

Cliquem na foto para verem os dados, se quiserem, claro!

Porque ando a abordar a resistência, chegou-me ao email vários anúncios de eventos que devo referenciar:

O primeiro foi de Sónia Lopes,

"Pelo 2º ano consecutivo o Núcleo BTT Vila Fresca da Vila Fresca de Azeitão organiza a Prova de Resistência da Arrábida. É uma competição de BTT em circuito, ao longo de 4 ou 2 Horas.

Num circuito totalmente inserido no Parque Natural da Arrábida e na bela zona de Azeitão a dureza e a beleza estão garantidas. Excelente ocasião para competir, pôr-se à prova ou simplesmente divertir-se e apreciar o que a Serra da Arrábida tem para lhe oferecer.

Esta foi a forma que o destino me fez regressar à competição, acedendo ao gentil convite do Núcleo BTT Vila Fresca estarei presente para a entrega de prémios ao escalão feminino.

Não se atrevam a faltar!"

A outra mais curiosa veio da cidade de Pombal:

MARATONA CIDADE DE POMBAL

28 DE JUNHO



Lazer e competição em paralelo

Maratona – 200 euros para o vencedor ) 2.º 100 euros ) 3.º 50 euros

Meia Maratona – 200 euros para o vencedor ) 2.º 100 euros ) 3.º 50 euros


Com direito a almoço e prémio (aquilo vai ser uma corrida, mas não digam a ninguém).

Vejam mais informações aqui

Quanto aos companheiros do Oeste não adormeçam, enviem os eventos que eu contribuo fazendo publicidade deles.

Isto já nada com 30 visitas numa hora, nada mau!

Abraços Ciclómanos!

ps: Outros eventos de estrada perto da zona Oeste por favor divulguem para o mail sff.

4 comentários:

  1. Boas Vasa,

    Sugestão para as 100 milhas terrestres na "Estrela" - Saída da Guarda, passagem pelo Sabugal, subir Penamacor. Direcção Fundão virar para a Covilhã e súbida à Torre. Descer por Manteigas e subir novamente para a Guarda por Vale de Estrela.
    Nota - em sentido contrário também é interessante mas as principais dificuldades fazem-se mais cedo.
    Alternativa - Guarda, Seia, Torre; Manteigas, Belmonte e Guarda. (Próximo dos 180 km)
    Volta alucinada - Sabugal, Caria, Covilhã, Torre, Manteigas subir pela vertente que dá acesso a Gouveia e descer - Seia, Torre, Covilhã, direcção Fundão, "3 povos" e subida para o Sabugal pelo Terreiro das Bruxas... se isto não deixar satisfeito o mais exigente dos trepadores...
    Nota final - Neste fim-de-semana passado fiz, em solitário, Guarda, Manteigas, Torre e percurso inverso. 135 Km para quase 5h20m e aquelo sorriso infantil que se tem no final de uma etapa verdadeiramente diferente (a serra ainda tem neve...)

    Cumpts,
    J. Manso

    ResponderEliminar
  2. Já fiz esse percurso mas saído de Carvalhal Atalaia, perto de Pinhel, no mesmo dia em que a Volta a Portugal, partia da Guarda. Infelizmente não consegui fazer a totalidade do percurso para trás e chamei o carro de apoio após ter subido aquela longa subida que passa perto de Famalição da Serra!

    Deve ser lindo ver a serra com neve.

    ResponderEliminar
  3. Meu Bravo Manso temos de nos sentar e combinar umas voltas para essa zona. Gostava muito de fazer uma volta que tenho idealizada.

    Guarda, Vila Cortez do Mondego, Mizarela, e subida para Chãoes (alternativa mais longa: barragem, Trinta, Famalição da Serra) Guarda.
    O que achas?

    ResponderEliminar